Governo aprova compra de controle da Galvani pela Yara


Fonte: G1

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, ato de concentração entre Yara Agrofértil e Galvani. O sinal verde está presente em despacho publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24).

Documentação do Cade informa que a operação envolve a aquisição, pela Yara Agrofértil, de ações representativas de 60% do capital social da Galvani. A operação consiste, portanto, na aquisição de controle da Galvani pela Yara, tendo sido formalizada por meio de um acordo de investimento e de uma minuta de acordo de acionistas, firmados em 4 de agosto de 2014.

A Yara Agrofértil é uma empresa não-operacional que faz parte do Grupo Yara. O Grupo Yara, por sua vez, tem como foco no País a comercialização de fertilizantes finais, apesar de desenvolver outras atividades, como produção e comercialização de fertilizantes e matérias primas e operação de um termina portuário em Rio Grande (RS).

A Galvani atua principalmente na produção de rocha fosfática, produção e comercialização de ácido sulfúrico e fertilizantes básicos fosfatados e na comercialização de fertilizantes finais. Demais empresas do grupo Galvani atuam em assessoria e consultoria empresarial, extração e britamento de pedras e cultivo de café, entre outros pontos.

Documentação da Superintendência Geral aponta que apesar de o ato de concentração envolver grandes players do mercado, consolidando mais a posição da empresa após a operação, remanescem grandes antes, como Heringer e Fertipar, "além de uma franja não desprezível".


Foi apurada situação de integração vertical, mas anterior à operação. Além disso, foi apurado que a presença de concorrentes com capacidade ociosa significativa, entre outros fatores, demonstram existência de rivalidade efetiva.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário