A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas (COMPDEC), por meio do Comitê Cidade Resiliente (CCR), realizou uma nova visita à empresa Yara Brasil Fertilizantes, no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre. A visita faz parte das ações preventivas desencadeadas nos municípios da região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro para a Campanha Mundial das Nações Unidas e da Estratégia Internacional para Redução dos Riscos de Desastres (UNISDR).
Esse trabalho, intitulado "Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se Preparando", tem o papel de identificar e prevenir possíveis riscos e ameaças (objetivando reduzir os riscos de desastres na região), principalmente aqueles decorrentes do funcionamento de barragens nesses locais, cadastradas na Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM.
Nessa visita, de acordo com o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas, segundo-tenente BM Fernandes, no contexto da busca de uma cultura de resiliência a desastres, foi realizado, durante o período da manhã, um teste sonoro das sirenes, após a instalação de sete torres no complexo mineroindustrial. .
Equipes da empresa foram alocadas nos pontos de reunião para encontro, a fim de testar a amplitude sonora das sirenes. Durante os testes, foi detectada a necessidade de alguns ajustes no nível da sonoridade das sirenes em alguns pontos, o que será prontamente atendido pela empresa.
Durante a tarde, a empresa apresentou aos membros do Comitê Cidade Resiliente, o Plano de Ação de Emergências para Barragens (PAEBM) e o Plano de Contingência do Complexo Mineroindustrial, o qual já foi devidamente protocolado na Defesa Civil em Patos de Minas, bem como no 12º Batalhão de Bombeiros Militar e também no 2º Pelotão em Patrocínio/MG. Esses planos foram elaborados por meio da contratação, pela Yara Brasil Fertilizantes, de uma empresa internacional especializada na elaboração de estratégias para gestão de riscos de desastres. Os planos estabelecem medidas em caso de rompimento de barragem, bem como um Plano de Segurança de Barragens (PSB).
Além disso, a empresa apresentará, no mês de setembro, um cronograma de reuniões preparatórias para a realização de um simulado em caso de um rompimento hipotético da barragem, o qual está planejado para o mês de novembro de 2019 e contará com a participação de vários órgãos.
O simulado estará fundamentado em um plano de ação de resposta a desastres ou plano de gerenciamento de emergências e acontecerá sob a supervisão do CBMMG, da Defesa Civil e de membros do Comitê Cidade Resiliente de Patos de Minas. As atividades no Complexo Mineroindustrial foram acompanhadas pelo vereador Nivaldo Tavares, representando a Câmara Municipal de Patos de Minas, por Paulo Duarte, representando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), pelo segundo-tenente BM João Fernandes Caixeta e pelo capitão BM Arthur Fábio Ferreira do 12° Batalhão de Bombeiros Militar.
fonte: Jornal Patos Agora
0 comentários:
Postar um comentário