Um simulado de emergência em caso de possível acidente de barragem aconteceu, no último sábado (24), em Cajati, no interior de São Paulo. Comunidades Vila Brás, Estrada da Areia Preta e Estrada da Fepasa participarão da ação. A região conta com quatro barragens consideradas de risco, localizadas no Complexo Mineroquímico de Cajati.
De acordo com a Mosaic Fertilizantes, responsável pelas barragens, o simulado está previsto no Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM). A medida, realizada junto com a Defesa Civil, foi alinhada com as Prefeituras Municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais instituições que integram o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).
As comunidades Vila Brás, Estrada da Areia Preta (altura do Sítio Tomázia) e Estrada da Fepasa participarão da ação, que está prevista para acontecer a partir das 14h. Após o acionamento da sirene, os moradores que estão próximos à Zona de Autossalvamento e que foram instruídos previamente deverão se dirigir ao ponto de encontro definido. Equipes da Mosaic Fertilizantes e Defesa Civil estarão aguardando para fornecer orientações adicionais.
Ainda segundo a Mosaic, o tempo do percurso será avaliado e uma pesquisa sobre o simulado será realizada no local. Outros simulados serão programados para este ano.
De acordo com a empresa, não há qualquer risco iminente. Portanto, os moradores das demais comunidades não precisam tomar qualquer providência. O sistema é preventivo e visa garantir a segurança da população em caso de emergência.
Barragens em Cajati
O Complexo Mineroquímico de Cajati iniciou suas atividades de industrialização e comercialização de fertilizantes em 1938, tornando-se pioneiro na mineração de rocha fosfática no Brasil. Além de mineração, o complexo também possui uma usina de processamento de rocha fosfática, sendo um dos maiores produtores de fosfatos para nutrição animal da América Latina.
O Complexo era uma unidade da Vale Fertilizantes e foi vendida para a Mosaic Fertilizantes, atual responsável pelas quatro barragens. São elas: uma barragem de depósito de calcário sólido, uma barragem de calcário com baixo volume de água, uma barragem de rejeito do beneficiamento mineral e uma barragem de água. O material armazenado é basicamente calcário, oriundo do beneficiamento de fosfato.
De acordo com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado, as quatro barragens de Cajati estão incluídas no Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e na listagem atual da Agência Nacional de Mineração (ANM). Três tem a classificação B, que apresenta categoria de risco e dano potencial médios e uma delas está na classificação C, que apresenta risco baixo e dano potencial médio.
Há duas comunidades que ficam ao lado das barragens: Vila Brás e Barro Branco. As barragens ficam a cerca de três quilômetros da zona urbana e a aproximadamente 1 km das comunidades mais próximas.
fonte: G1
0 comentários:
Postar um comentário