Fonte: Globo Rural
A Fertilizantes Heringer informou, durante teleconferência a analistas e investidores neste sexta-feira (14/8) que as entregas da empresa referentes ao insumo caíram 3,9% no segundo trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, abaixo dos 13,4% de retração observada no mercado de fertilizantes como um todo.
As quedas mais acentuadas no trimestre corresponderam às culturas de soja e café. No caso da soja, as vendas no trimestre caíram 17,3%, de 334,4 milhões de toneladas no período de 2014 para 276,4 milhões de t em 2015.
As entregas para produtores de café diminuíram 21,4% de abril a junho de 2015, de 64,6 milhões de t no mesmo período do ano passado para 50,8 milhões de t neste ano. No acumulado de 2015, a redução nas entregas é menos expressiva em comparação a 2014, de 18,7% para a soja, 2,9% para milho e 3,7% para café. As vendas para o setorsucroalcooleiro, no período, registraram aumento de 10,2%.
O menor volume de fertilizantes para grandes commoditiesentregue foi compensado pelo aumento das vendas para outras culturas, que registraram incremento de 14,2% no segundo trimestre de 2015 ante igual período de 2014 e de 7,2% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado, alcançando um total de 717,8 milhões de t.
Outro dado importante ressaltado durante a teleconferência foi o aumento da participação dos produtos especiais nas entregas da companhia. No segundo trimestre de 2015, esta categoria de produtos respondeu por 38% das entregas, contra 35% verificado entre abril e junho de 2014.
No primeiro semestre de 2015, as entregas de produtos especiais corresponderam a 37% do total, acima dos 35% verificados em igual período do ano passado.
A diversificação das vendas para diversas culturas, assim como o aumento da participação de produtos especiais nas entregas, contribuiu para o aumento do market share da companhia, de 14,5% no segundo trimestre de 2014 para 16,6% no mesmo período de 2015. Considerando o primeiro semestre deste ano, a participação de mercado da empresa também aumentou, de 16,2% em 2015 para 18,1% em 2015.
"Queremos que 40% do volume das entregas correspondam a produtos especiais em pouco tempo", afirmou o presidente da Fertilizantes Heringer, Dalton Carlos Heringer. "Temos um portfólio muito extenso para praticamente todas as culturas, muitas nem tão relevantes em volume, como pastagens", complementou.
Trânsito de navios
Dalton Carlos Heringer explicou durante a teleconferência que a empresa vem discutindo com a Potash Corp (PCS), nova acionista da companhia brasileira, formas de reduzir o tempo que navios carregados com fertilizantes levam entre o porto de origem, fora do Brasil, e o de entrega do produto. "O transit time (de navios) está em debate com os novos acionistas", afirmou Heringer.
A operação de compra e venda de ações da Fertilizantes Heringer pela Potash foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em julho deste ano e concluída em agosto. Com a operação, a Potash passou a deter 9,5% das ações da Fertilizantes Heringer.
De acordo com o executivo, a Potash está intensificando sua produção de potássio na costa leste dos Estados Unidos, próximo do porto Saint John, no Canadá. Até então, de acordo com Heringer, boa parte do carregamento de potássio da empresa era embarcada em Vancouver.
A mudança de rota pode fazer com que o fertilizante demore apenas 15 dias vindo por Saint John, em comparação com 30 dias gastos por navios que partem de Vancouver. "Dentro do nosso contrato, será possível obter transporte marítimo em número de dias bem menor que (os praticados por) outros fornecedores", complementou o presidente da companhia.
0 comentários:
Postar um comentário