Fonte: Georgia Santos/Jornal da Manhã
Gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) orienta usuários sobre funcionamento de agência durante a greve dos servidores. Na sexta-feira (7) completou-se um mês de início da paralisação no país. Em Uberaba, 80% dos funcionários da agência local aderiram ao movimento e vários serviços estão suspensos, apenas a perícia médica está sendo realizada normalmente.
“As atividades relacionadas à perícia médica estão acontecendo como de costume, desde o agendamento até a sua realização. Por outro lado, o atendimento ao público está suspenso. Aquelas pessoas que fizeram agendamento de aposentadoria antes da greve – e a perícia foi marcada durante o período da paralisação – podem ficar tranquilas, pois será realizada assim que a greve for suspensa, e o pedido é retroativo ao dia em que foi solicitado. Então, provavelmente quando o usuário começar a receber aposentadoria, terá parcela(s) atrasada(s) para receber”, explica o advogado de apoio à gerência do INSS de Uberaba, Roberto Angotti.
E por falar em agendamento de aposentadoria, Roberto destaca que esse serviço não está suspenso. Como é feito pela internet ou telefone, a atividade não sofreu interferência da greve. “Tem serviço que é possível ser realizado neste período e outros não. É preciso esperar o fim da greve, ou os funcionários grevistas de Uberaba podem decidir por sair do movimento nacional e tudo volta ao normal. Vale ressaltar ainda que a gerência está funcionando com atividade de cumprimento de mandado judicial para responder a órgãos públicos e orientações”, explica o advogado.
Contudo, Roberto não esconde a preocupação com número de pessoas que não estão sendo atendidas neste período de greve. Em Uberaba, são cerca de 800 atendimentos por dia e, provavelmente, no retorno as agências estarão lotadas. “Acredito que deverão mandar reforços para atender à demanda, funcionários de agências menores para as maiores”, afirma.
Grevistas estarão na Câmara Municipal nesta quinta-feira. Deve ser enviada ainda essa semana uma proposta por escrito à equipe de negociação dos servidores do INSS. De acordo com Sandra Rafacho, diretora estadual do Sinsprev, ontem houve manifestação nacional em Brasília. Caravanas com grevistas de várias cidades participaram. “E em Uberaba, nesta quinta-feira (13), estaremos no plenário da Câmara Municipal para uso da tribuna livre”, afirma a sindicalista.
0 comentários:
Postar um comentário