Campanha Salarial 2015 do STIQUIFAR


Mais uma data-base se aproxima e mais uma vez teremos, como sempre, um período de reivindicações e de luta.

Dados do  Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que apesar da situação difícil de setores produtivos, os acordos fechados seguem com maioria absoluta de ganho real e reposição inflacionária. Em 2014, o levantamento feito em 716 unidades de negociação da indústria, comércio e dos serviços de todo o país mostra que houve aumento real em 92% dos casos analisados.

Em 2015, em um painel de 131 negociações no Brasil 81% conseguiu resultados com ganhos reais.

Novembro concentra o maior número de negociações uma vez que em nossa base os setores de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas representam o maior setor, o que agrega o maior número de trabalhadores e de indústrias, portanto, é a data-base em que o STIQUIFAR tem mais Acordos e Convenções Coletivas a serem negociados.

Nos dois últimos anos o setor apresentou uma performance menos ativa, porém, mesmo assim conseguimos negociar reajustes salariais acima dos índices de inflação e avançar também em conquistas de benefícios para toda a categoria.
O ano de 2015 tem se mostrado um ano atípico em relação aos anos recentes em razão de um ajuste fiscal implementado pelo governo que, como em todos os outros ajustes de cunho neo liberal, prejudica os trabalhadores e prioriza o ganho dos mais ricos.

Porém, o setor, apesar da crise, apresenta um cenário positivo para este ano diferente do que aconteceu ano passado, ou seja, as projeções são melhores que antes.

Isso não significa que as empresas irão ser boazinhas e atender às reivindicações dos trabalhadores sem que aja uma mobilização forte.

Para que possamos conquistar aquilo que queremos só existe uma saída que é a união de todos os trabalhadores e nesse momento o Sindicato é a figura principal onde a luta se concentra e as decisões são tomadas de acordo com a vontade da maioria.

Ter a consciência de que somos a maioria e de que sem nossa força de trabalho nenhuma empresa consegue resultados e lucros é fundamental para atingirmos nossos objetivos.

O STIQUIFAR convoca todos os trabalhadores para participarem ativamente das assembléias, pois, é ali um lugar de debate aberto e democrático onde iremos preparar nossas Pautas de Reivindicações e depois analisar, debater e decidir à respeito das contra-propostas encaminhadas pelas empresas.
Temos o dever e a obrigação de lutar por nossos interesses e buscar melhores condições de trabalho, salários e benefícios, temos que ter plena consciência de que, ninguém além de nós mesmos pode fazer a diferença diante do poder econômico representado pelas empresas que tem como objetivo final a obtenção de lucro sobre suas atividades, porém, sem o empenho e a capacidade de cada trabalhador nenhuma empresa se estabelece e nisso reside nossa força e nossa importância.

Juntos somos fortes, separados estaremos sozinhos num campo de batalha onde a desigualdade de força representada pelo capital pode nos derrotar e impedir que possamos trabalhar em troca de melhores salários.

A agenda de assembléias para discussão de Pauta está definida e, mais uma vez, convocamos todos os trabalhadores para participarem.


AGENDA DE ASSEMBLÉIAS

Todas as assembléias serão realizadas em dois horários: 09:30 e 19:30 na sede do STIQUIFAR
 
24/08/2015 – FMC QUÍMICA DO BRASIL, GPC QUÍMICA S/A, SIPCAM NICHINO BRASIL S/A, MÁSTER LINE DO BRASIL LTDA, OURO FINO.

25/08/2015 – FERTIGRAN FERTILIZANTES, FERTILIZANTES HERINGER LTDA, MOSAIC FERTILIZANTES DO BRASIL S/A, YARA BRASIL FERTILIZANTES S/A,

26/08/2015 AGRONELLI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, CONSUBE AGROPECUÁRIA LTDA, INCA AMBIENTAL, UBY AGROQUÍMICA LTDA; LABFERT ANÁLISES LTDA


27/08/2015 – VALE FERTILIZANTES, e demais trabalhadores das cidades de Araguari, Conceição das Alagoas, Conquista, Iturama, Monte Alegre de Minas, Prata, Pirajuba, Sacramento, Tupaciguara, Uberlândia e Uberaba

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário