Admitir e demitir empregados são atos de total e exclusiva competência de qualquer empresa não cabendo, desde que não fira nenhuma lei ou que se invista de clara e inequívoca injustiça, ao Sindicato se manifestar à respeito, pois seria ingerência da entidade, ou seja, não é papel nosso gerenciar a empresa e nem é o que fazemos.
As empresas contratam e demitem quem elas bem entenderem e quanto à isto estamos de pleno acordo.
Porém, é nosso papel comentar e tornar público as repercussões de algumas demissões junto aos trabalhadores, ou seja, os impactos que algumas demissões geram no ambiente de trabalho e no sentimento dos colegas.
A Vale demitiu recentemente um trabalhador bastante querido por seus colegas, trabalhador este admirado pela competência e espírito de liderança.
O fato abalou fortemente toda uma equipe com a qual aquele trabalhador atuava e dividia obrigações e tarefas, a ponto de gerar um grande sentimento de perda e tristeza a todos.
Para contribuir com a empresa no sentido de mostrar como realmente se encontra o ambiente de trabalho no Complexo Industrial de Uberaba, sugerimos que a Vale promova uma pesquisa junto aos trabalhadores para coletar informações para verificar o índice de satisfação e aferir com mais clareza o estado, a nosso ver lastimável, em que se encontra o ambiente.
Existem muitos gestores na empresa que são além de líderes de suas equipes, parceiros e incentivadores, porém, existem muitos outros que primam pela incompetência, pela arrogância e pela pressão para darem mostra de seu poder e com isso “aparecerem” para seus chefes.
Um ambiente de trabalho opressivo gera problemas irreparáveis tanto para a saúde dos trabalhadores como também para o próprio negócio da empresa.
A Vale tem ferramentas para fazer esse tipo de levantamento, e caso queira realmente conhecer a realidade do chão de fábrica deve procurar entender o que vem acontecendo em sua unidade.
0 comentários:
Postar um comentário