Nutriente que serviu de pilar da "Revolução Verde" na agricultura está se transformando em um vilão ambiental. Estudo indica que a poluição do solo por nitrogênio cresceu 60% em 30 anos
Em meio à poluição atmosférica
recorde que assola a China, o país enfrenta outra crise ambiental
pouco conhecida e praticamente invisível: a contaminação do solo por
nitrogênio. Segundo um estudo publicado pela revista Nature, a poluição por
nitrogênio aumentou 60% em 30 anos no país, o que representa uma ameaça para os
ecossistemas e a saúde humana.
Dentre
as diversas formas de nitrogênio presentes nomeio ambiente, a principal
preocupação dos pesquisadores é com a amônia (NH3) e o nitrato (NO3).
O
acúmulo dessas substâncias na natureza deriva principalmente do uso
indiscriminado de fertilizantes sintéticos, além das emissões causadas
pelo transporte e indústria.
Em
alta concentração, esses poluentes podem levar à perda da biodiversidade, reduzir o
crescimento das plantas, poluir o lençol freático e acidificar o solo.
Desde
1990, a China tornou-se o maior consumidor de fertilizantes nitrogenados do
mundo que, apesar de ajudarem no crescimento rápido do cultivo, aumentando a
oferta de alimentos, também poluem e deterioram o solo quando usados de forma
indiscriminada.
A
pesquisa aponta que a deposição de nitrogênio no solo do país subiu anualmente
8 kg por cada 10 mil m² de terra entre 1980 e 2010. Grosso modo, o
nutriente que serviu de pilar da "Revolução Verde" na agricultura,
está se tranformando em um verdadeiro vilão ambiental.
Transporte e indústria
Outra constatação do estudo é que as emissões de óxido de nitrogênio provenientes dos transportes e da indústria estão aumentando mais rápido do que as emissões de amoníaco da agricultura.
Outra constatação do estudo é que as emissões de óxido de nitrogênio provenientes dos transportes e da indústria estão aumentando mais rápido do que as emissões de amoníaco da agricultura.
Desde
os anos 1980, o uso de fertilizantes nitrogenados dobrou, ao passo que consumo
de carvão aumentou mais de três vezes e o número de veículos a motor, mais de
20 vezes.
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