Vale investe R$ 4 milhões em pesquisa na Ufop


A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, fechou parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para a construção de uma unidade do Instituto Tecnológico Vale (ITV) dentro do campus da Escola de Minas, fundada em 1876, e referência mundial em engenharias ligadas à atividade mineral.
O investimento previsto é de R$ 4 milhões em um prédio que será erguido em um terreno de 680 metros quadrados.
O reitor da Ufop, Marcone Jamilson de Freitas Souza, destaca que a partir da operação dos laboratórios, em 2015, o país deixará de importar tecnologia e mão de obra para o setor.
“Haverá um intercâmbio de conhecimento entre faculdade e empresa. Eu boto muita fé no fomento à criação de start ups na agregação de valor aos cursos ofertados pela faculdade, que certamente também vai lançar novas pós-graduações, uma vez que é impossível separar pesquisa da pós-graduação”, disse.
A Escola de Minas disponibiliza oito cursos de engenharia aos estudantes: de Minas, Ambiental, Geológica, Metalúr-gica, Controle e Automação, Civil, de Produção e Mecânica. São, em média, 130 profissionais colocados no mercado anualmente.
“Agora eles estarão mais próximos do mercado e já vão trabalhar conhecendo as demandas da companhia”, disse o reitor.
Nos laboratórios do ITV, em Ouro Preto, serão desenvolvidas pesquisas nas áreas de geotecnia, planejamento de lavra, meio ambiente e tratamento mineral.
Souza informou que profissionais da Vale visitarão as dependências da universidade para conhecer o aparato já existente na Escola de Minas e levantar equipamentos que deverão ser adquiridos. Durante a operação, 20 profissionais da Vale vão trabalhar no ITV.
A solenidade de assinatura do termo de cooperação e do convênio para a construção do ITV foi realizada no último dia 31. O ITV da UFOP é o segundo do Brasil e o primeiro em uma instituição de ensino.
De acordo com o diretor-presidente do ITV, Luiz Mello, o ITV é a ponte que liga a academia e a empresa. “Um dos objetivos é um estreitamento de relações que podem contribuir entre si mutuamente”, afirmou.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário