Fonte: Jornal de Uberaba
Protocolo de intenções entre a Prefeitura de Uberaba e a Vale Logística S.A – VL, braço logístico da Vale Fertilizantes, foi assinado, no ultimo dia 7, no gabinete do prefeito Paulo Piau. Durante a entrevista coletiva, o prefeito contou que esse investimento já estava previsto, mas, para anunciá-lo, precisavam ser alinhados alguns pontos com a empresa, entre eles a questão que envolvia a área. Conforme foi de conhecimento público, houve dificuldades devido à especulação imobiliária, mas o município agiu decretando utilidade pública para fins de desapropriação com apoio da Câmara Municipal e a situação foi contornada. “Esse investimento em logística é muito importante para transportarmos os grãos até o Porto de Santos, mas toda a nossa região será beneficiada, porque haverá o escoamento também de produtos industriais”, declarou.
Piau destacou que a empresa VLI vai investir R$ 250 milhões em Uberaba, na implantação de um terminal ferroviário, que vai gerar 150 empregos diretos e 2.600 indiretos. A empresa será instalada em uma área de 120 mil hectares, localizada na BR-050, sentido Uberaba/Uberlândia, para instalação e consequente operacionalização de um terminal ferroviário para armazenagem e transbordo de cargas e atividades correlatas S/A, a Ferroviária Centro-Atlântica, do corredor centro-sudeste ao terminal portuário de Tiplam, em Santos (SP). “Uberaba tem uma grande vocação logística. Por isso, coloquei como meta de governo para o futuro o aeroporto internacional, o terminal ferroviário e as melhorias na rodovia, deixando a hidrovia para um futuro ainda mais distante”, explicou.
Conforme decreto municipal publicado no Porta-Voz, na edição de 10 de dezembro, o local abrigará também o terminal rodoviário de alta produtividade, atendendo à matriz de carga prevista de 6,3 milhões de toneladas de grãos e 2,4 milhões de toneladas/ano de açúcar, com previsão de demanda para exportação via Tiplam. Ele observou que o projeto que desapropriava a área e concedia incentivos fiscais à empresa foi aprovado no final do ano passado, na Câmara Municipal de Uberaba (CMU), e ficou do município fazer as tratativas junto à Cemig para que seja providenciada a instalação de energia elétrica para alimentar o empreendimento. “Esse investimento vai mexer na economia da cidade, pois a empresa se comprometeu a dar preferência a fornecedores e mão de obra local, inclusive durante a construção civil.”, apontou.
Cronograma das obras – A respeito do cronograma da obra, o prefeito destacou que o representante da VLI S/A garantiu que, até o final deste primeiro semestre, a empresa estará com tudo regularizado para dar início ao terminal ferroviário. “Eles têm pressa porque toda a safra de 2016 será transportada através do terminal de Uberaba. Na semana que vem, entraremos no processo de posse, sem prejudicar nenhum dos proprietários da área desapropriada que foi selecionada para receber o investimento, porque a empresa se comprometeu a pagar o valor devido”, concluiu. (LR)
0 comentários:
Postar um comentário