Fonte: O Tempo
Em plena discussão no Congresso Nacional da medida provisória 668, aprovada pela Câmara dos Deputados nesta terça, que aumenta as alíquotas do PIS/Pasep-importação e a Cofins-importação, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) realiza nesta quinta o Dia da Liberdade de Impostos. O objetivo é mostrar aos consumidores quanto do preço final é abocanhado pelos tributos federais, estaduais e municipais, na hora da compra. Isso é feito através da comercialização de vários produtos sem o valor dos tributos. Clique aqui e confira a lista de estabelecimentos de BH que aderiram à campanha.
Cerca de 200 comerciantes aderiram à iniciativa em 2015. No ano passado foram 40 – crescimento de 400%. São mais de 300 produtos de setores como vestuário, cosméticos, farmácia, papelaria, brinquedos, materiais de construção, móveis e decoração, produtos pet e alimentação. Os descontos variam de 12% até 75%.
“Aderi à campanha para mostrar ao meu cliente porque o produto aumenta de preço, às vezes, sem um motivo claro. No caso das rações animais, o imposto médio no Brasil é de 44%. Aqui em Minas Gerais é ainda maior porque tem uma portaria estadual que define o imposto por fabricante e é corrigido a cada seis meses. Fica até difícil calcular a carga tributária. Usamos uma média fornecida pela CDL”, conta Matheus Ferraz, gerente de marketing da Dog’s Shop, que participa da ação com 126 produtos e mais de 1.600 itens. O menor desconto na petshop é de medicamentos, de 13,11%, e o maior é em produtos de higiene, que chega a 44,2%.
“Não se trata de promoção. Os comerciantes vão pagar o imposto do bolso deles para garantir a ação e chamar a atenção para a carga enorme de tributos”, explica o presidente da CDL Jovem, Frederico Padovani.
A empresária Viviane Pontello, da loja de roupas Revest, também cita a “revolta” com os impostos como motivação para a campanha. “No meu setor, os impostos chegam a representar até 38%. É importante mostrar isso para o cliente, para que ele entenda o que fica com o dono da loja e o que fica com o governo”, opina. Em sua loja, os descontos serão de 34,67%.
A escolha da data pela CDL para realizar a ação não foi aleatória. Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que em 2015, o brasileiro trabalhará 151 dias, cinco meses completos, apenas para pagar impostos. “Escolhemos maio porque, segundo o IBPT, este é o último mês que estamos trabalhando só para pagar os tributos. Começamos a trabalhar para nós mesmos em junho”, declara Padovani.
O IBPT faz o cálculo baseado na tributação sobre os rendimentos tanto de forma direta (imposto de renda, contribuição previdenciária e sindical), como da forma indireta, que é sobre o consumo (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS) e sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR). Segundo este estudo, em 2015, o contribuinte utilizou, em média, 41,37% de seu rendimento bruto no pagamento de impostos.
Gasolina é principal chamariz da campanha
Realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o Dia da Liberdade de Impostos traz aos consumidores da capital gasolina com 41% de desconto, porcentagem que equivale a quantidade de tributos pagos pelo consumidor final. A ação acontece no Posto Pica Pau, na avenida do Contorno, 10.325, no Barro Preto, a partir de 9h. A gasolina é comercializada a R$ 1,936 o litro.
Nesta edição, a CDL também vai montar nesta quinta, no mesmo local, até 13h, a casa do imposto, onde o visitante poderá comparar os preços com e sem imposto de produtos que compõem uma casa como televisão, sofá, mesa, fogão, geladeira, forno micro-ondas, e balcão de cozinha. Nesta sexta a casa do imposto estará na Praça Sete, de 8h às 17h30.
0 comentários:
Postar um comentário