Peritos identificam causas de incêndio químico em SC


Fonte: R7

Galpão de uma fábrica de fertilizantes pegou fogo no dia 24 de setembro do ano passado


Peritos identificaram as causas do incêndio químico que fez moradores de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, abandonarem suas casas em setembro do ano passado.

Segundo o laudo, o galpão onde estavam 10 mil toneladas de fertilizantes a base de nitrato de amônia era totalmente irregular. As conclusões foram divulgadas nesta quarta-feira (15), quase quatro meses depois do ocorrido.

A perícia constatou que a reação química foi provocada por substâncias contaminantes e pelo excesso de umidade. Além desses fatores, o galpão onde estava a carga não tinha projeto preventivo contra incêndio e não estava autorizado a funcionar, segundo os bombeiros.
Os rios que cortam a região e a vegetação em volta do local ficaram contaminados após o incidente, também apontou a perícia.
O acidente aconteceu por volta das 22h do dia 24 de setembro de 2013, no galpão de uma fábrica de fertilizantes, no bairro Paulas. A prefeitura decretou situação de emergência para acelerar as ações de assistência à população. Mais de 150 pessoas buscaram atendimento em unidades de saúde após terem inalado a fumaça.
A coluna de fumaça que se formou com o incêndio podia ser vista a quilômetros. Os bombeiros demoraram três dias para conseguir controlar as chamas.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário