O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma nova versão do portal e do aplicativo do “Meu INSS”, que reúne informações trabalhistas e previdenciárias dos segurados. Agora, ao abrir a tela, já aparecem as principais informações da vida do trabalhador, como o tempo que ele já contribuiu para a Previdência Social. O usuário também pode acessar na tela principal serviços como agendamentos e simulações de aposentadoria.
No caso de uma simulação, o “Meu INSS” apresentará o resultado para as duas aposentadorias que podem ser concedidas a quem já está no mercado: por idade e por tempo de contribuição, incluindo cinco regras de transição. Mas esse serviço ainda está em atualização, com a seguinte mensagem: "O serviço "Simular Aposentadoria" está temporariamente indisponível. Estamos atualizando o simulador para adequação às novas regras de aposentadoria (Emenda Constitucional nº 103 de 12 de novembro de 2019)".
Outra novidade é que o extrato previdenciário (CNIS) já pode ser baixado em PDF para facilitar a visualização. O mesmo pode ser feito com o calendário anual de pagamento de benefícios, com todas as datas em que o INSS fará os depósitos.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no “Meu INSS”, é preciso se inscrever em acesso.gov.br. O interessado deve informar o CPF e clicar em “Crie sua conta”. Uma segunda tela se abrirá para o preenchimentos dos dados pessoais, como nome e CPF (campos obrigatórios), além de e-mail e número de telefone. Durante o processo de inscrição, o cidadão tem que confirmar o nome da mãe, assim como o dia e o mês de nascimento. O cadastramento depende ainda de o interessado responder a um questionário sobre sua vida trabalhista e previdenciária.
0 comentários:
Postar um comentário