Tragédia leva SEC a abrir investigação contra Vale


O órgão regulador americano de mercado de capitais, a Securities and Exchange Commission (SEC), abriu uma investigação preliminar contra a Vale por causa da tragédia de Brumadinho, de acordo com informações publicadas nesta terça-feira pelo colunista Lauro Jardim, do jornal "O Globo".

Segundo o jornalista, a decisão da SEC foi tomada na semana passada após uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que ainda estuda se também abre uma investigação contra a mineradora.

A tragédia de Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro deste ano, causando mais de 250 mortes, além da poluição ambiental e da destruição de comunidades.

No início deste mês, a Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que a Vale sonegou informações sobre o real risco de rompimento da barragem de rejeitos. De acordo com a agência, a mineradora detinha informações, por exemplo, sobre os problemas no sistema de drenagem, que não foram não repassadas para o sistema da ANM.

A contradição entre as informações prestadas e as detidas pela Vale foi identificada pela agência na análise do sistema interno e das fichas de inspeção em campo da mineradora. A ANM informou que a Vale levantou informações que indicaram alto risco no dia 22 de janeiro, três dias antes da tragédia.

Em nota enviada à reportagem do Valor naquela época, a Vale informou que "vai analisar a íntegra do relatório da Agência Nacional de Mineração e, no momento, não tem como comentar as decisões técnicas tomadas pela equipe de geotécnicos à época”.

"A empresa tinha uma equipe de geotécnicos composta por profissionais altamente experientes e de reconhecida capacitação para tratar de questões referentes à manutenção da barragem B1. Todas as informações disponíveis sobre o histórico do estado de conservação da barragem foram fornecidas às autoridades que apuram o caso”, diz a nota da empresa.

Fonte: Jornal Valor


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário