Uma afirmação da Vale com a qual comungamos e defendemos: "A vida em primeiro lugar".
Defendendo esta afirmação, e em sintonia com ela, o STIQUIAR pede para que a Unidade 140 de Ácido Sulfúrico seja imediatamente colocada fora de operação em respeito à vida e à integridade física dos trabalhadores que estão em risco neste momento.
A unidade apresenta, já a algum tempo, vazamento de SO2 e SO3 devido às precárias condições de um duto que se encontra totalmente deteriorado.
Após as chuvas da semana passada o problema se agravou de tal forma que obriga os trabalhadores a enfrentar sem nenhum motivo justificável, à não ser a manutenção dos níveis de produção, níveis de contaminação por gases muito acima dos limites toleráveis.
Enquanto as normas de segurança determinam um limite máximo de tolerância de 2 a 4 PPm, o vazamento atingiu índices alarmantes de 20 PPM fazendo com que as máscaras de proteção sofram uma saturação muito rapidamente e os trabalhadores acabam inalando os gases que tem efeitos graves no organismo.
A necessidade de parada da U 140 é imediata.
E onde está, ou o que está fazendo o setor de Segurança do Trabalho da empresa que se mostra bastante eficaz para cobrar e punir qualquer trabalhador "flagrado" descumprindo qualquer dos milhares de procedimento?
Parem a U 140 imediatamente antes que uma tragédia venha acontecer.
0 comentários:
Postar um comentário