Senado vota nesta terça (1º) reforma da Previdência em 1º turno


A agenda principal do Congresso nesta terça-feira (1º) vai ser a reforma da Previdência, cuja votação, em 1º turno, está marcada para o plenário, à tarde. Pela manhã, a partir das 10 horas, a Comissão de Constituição e Justiça vota o parecer do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), às 77 emendas apresentadas em plenário.

No relatório, Jereissati acatou apenas 1 emenda supressiva, para não prejudicar o acesso à aposentadoria integral de quem recebe vantagens variáveis vinculadas a desempenho no serviço público, e corrigiu a redação do trecho que inclui os informais entre os trabalhadores de baixa renda que terão acesso ao sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas favoráveis.

A votação do texto, em 2º e último turno, está prevista para o 10 de outubro.Da mesma forma que no 1º turno, no 2º, o texto vai ser discutido em 3 sessões no plenário. Ao final das quais, se houver emendas, retorna à CCJ para que o relator ofereça parecer sobre às proposta de alterações por ventura apresentadas. A diferença é que nessa fase final de discussão da matéria, os senadores só poderão apresentar emendas supressivas.

PROGNÓTICO
A previsão de placar em torno da votação da proposta é que o governo vença por amplíssima maioria. Se todos os 81 senadores estiverem presentes no momento da votação, a expectativa é que haja 66 votos a favor — 17 a mais que o mínimo necessário, que são de 49 votos — e apenas 14 contrários.

Fonte: DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário