Fonte: Diário do Comércio
A Fertipar Sudeste, empresa de fertilizantes do grupo paranaense Fertipar, vai investir, entre este ano e 2016, R$ 130 milhões na construção de duas novas fábricas no Estado, em Martins Soares (Zona da Mata) e Iguatama (região Centro-Oeste). As unidades, que irão produzir adubos, devem gerar cerca de 200 empregos diretos.
"A agricultura é o setor que está movendo o País. Existe crise na cidade, mas ela ainda não chegou ao campo. E embarcamos de carona nisso", afirmou o gerente de Marketing da Fertipar Sudeste, Nelson Chipichopi. Segundo ele, as novas unidades irão permitir à empresa ampliar o mercado em Minas Gerais.
Além do bom nível de atividade do agronegócio mineiro e nacional, mesmo diante de uma economia em recessão, a dependência do Brasil no que diz respeiro à importação de fertilizantes é outro fator que motivou os investimentos da empresa. As compras externas de fertilizantes pelo País giram em torno de 70% do consumo e, em alguns casos, atingem até 90%.
"O brasileiro não consegue produzir adubos em escala porque depende de insumos importados. O Brasil está longe de ser autossuficiente em matérias-primas para fertilizantes. O que o solo não tem, o produtor tem que completar com fertilizantes e adubos. E isso também estimulou nosso investimento", explicou o gerente.
Uma vez que os insumos para a produção de fertilizantes são importados, a valorização do dólar frente ao real também vai pressionar os custos da empresa. No entanto, Chipichopi explicou que as compras são feitas com antecedência e que somente quando novas aquisições de matérias-primas forem feitas com o câmbio atual, os preços dos produtos devem sofrer impacto.
Compras - Por outro lado, apesar de comprar insumos no exterior, a Fertipar Sudeste pretende ampliar as compras de máquinas e equipamentos no Estado. Com esse objetivo, a empresa participou, ontem, do Projeto Compre Bem, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na sede da entidade, em Belo Horizonte. O programa tem como premissa divulgar o potencial de fornecedores mineiros para empresas compradoras de todo o País e viabilizar oportunidades de negócios.
De acordo com Chipichopi, a empresa ainda compra muito equipamento em São Paulo, mas o intuito é desenvolver fabricantes mineiros e ampliar as aquisições no Estado. Entre os diversos produtos e serviços, a Fertipar Sudeste busca novos fornecedores nas áreas de automação industrial, elétrica, máquinas e equipamentos, pneumáticos, terraplenagem e engenharia.
Por causa dos componentes corrosivos usados nas fabricação dos adubos e corretivos agrícolas, a Fertipar Sudeste tem que se dedicar à manutenção das máquinas em suas fábricas durante boa parte do ano. O consumo anual de suprimentos para manutenção das plantas da empresa é de aproximadamente R$ 2 milhões.
A Fertipar Sudeste tem sede em Varginha (Sul de Minas), mas pertence ao grupo Fertipar, com matriz em Curitiba. O conglomerado detém participação significativa do mercado brasileiro do segmento, além de ter 12 empresas atuando em todos os polos agrícolas do País. Read More!