Perseguição a trabalhadores terceirizados na Vale Fertilizantes. Empreiteira MAGNO demite quem se queixa de maus tratos





A terceirização é um câncer que corrói as já desiguais condições nas relações entre o capital e o trabalho.

Os trabalhadores terceirizados são tratados como sendo de 2ª ou 3ª categoria tanto pela empresa tomadora do serviço quanto pelas próprias empresas prestadoras de serviços, as conhecidas "gatas" no jargão operário.
Infelizmente para alguns desses trabalhadores a situação ainda é pior, pois, algumas categorias não tem sequer representação sindical e ficam totalmente expostos aos desmandos dessas "gatas" que só sabem e vivem de explorar a mão de obra barata.

O STIQUIFAR muitas vezes é procurado por esses trabalhadores que não tem quem lute por eles na região e mesmo não tendo a representação legal da categoria tenta atender às demandas encaminhando-as principalmente para o pessoal de RT da Vale.

Recentemente recebemos de vários trabalhadores empregados de uma "gata" de nome MAGNO que presta serviços de Pequenos Reparos na unidade da Vale Fertilizantes dando conta da incompetência, prepotência, arrogância e falta de preparo e liderança do Encarregado que trata os trabalhadores com o chicote na mão.

Paralelamente ao pedido de ajuda encaminhado ao STIQUIFAR, alguns trabalhadores encaminharam suas queixas via e-mail para a própria MAGNO, relatando o que vem acontecendo por aqui, e pelo que nos foi dito, a empresa "entregou" o nome dos trabalhadores que enviaram o referido e-mail e o TODO PODEROSO incorporou de vez o espírito de feitor de escravos e passou a perseguir e demitir à torto e à direita.

Com sobrenome pomposo, de fina estirpe na cidade, o "capataz" demonstra todo o seu poder uma vez que a "gata" MAGNO não demonstrou o mínimo interesse em verificar in-loco o inferno em que vivem os seus empregados.
A VALE tem a obrigação de interferir junto às suas terceiras para coibir qualquer situação que coloque o trabalhador, já vulnerável pelas próprias circunstâncias, ainda mais exposto à humilhação e ao descaso.


O STIQUIFAR aconselha esses trabalhadores no sentido de encaminhá-los à Justiça do Trabalho deixando claro que a terceirização de um serviço não exime a tomadora do serviço de responsabilidades.

Share this post!

Bookmark and Share

3 comentários:

Unknown disse...

Não sou contra sindicatos, mais acho que os mesmos deveriam trabalham em comunhão. Ao invés de semear a discórdia deveriam tentar resolver o problema. Orientar ambas partes para uma melhor solução, e não simplesmente publicar um problema para criar outro.

Franscisco correa disse...

O senhor marcos silva deve ser parente do encarregado ou amigo, o sindicato ta do lado do povo, e não fazendo discordia. Infelizmente esse encarregado foi por esse caminho ,sendo seu primeiro emprego de encarregado tinha tudo para dar certo , mostra falta de preparo, experiencia só porque frequentou uma engenharia de produção, achou que ia dar conta do recado, o verdadeiro líder fica do lado de seus colaboradores e não contra: Agora resta aguardar seu tombo definitivo.

Franscisco correa disse...

Já em relação a vale: o que dizer de pessoas que mudam a cabeça quando vestem esse uniforme verde, se acham os maiorais, os melhores mas não : são simplesmente pessoas mediocres, imbecis, que por usarem esse lixo de farda na cor verde acham que podem desfazer dos outros profissionais que lá trabalham, acham q são melhores na profissão, fiquem vcs sabendo meus que tem gente lá na manutenção que nem sabe escrever direito, outros se usam do cargo para cantar as mulheres que la trabalham.Portanto jovens futuros profissionais tecnicos superiores se vc quer ser humilhado , trabalhe na vale fertilizantes, caso contrario procure outro lugar que concerteza existe muitos em uberaba decentes para se trabalhar.

Postar um comentário