Trabalhadores com mais de 40 anos ainda encontram barreiras para conseguir novo emprego


Apenas 24% da população com idade acima dos 45 anos está empregada no Brasil


Portal: R7
Contratar profissionais com idade superior aos 40 anos é um desafio para muitas empresas brasileiras. Os contratantes ainda ficam divididos entre a experiência dos trabalhadores e a disposição para desempenhar as funções.
Nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada pela consultoria global de Recursos Humanos Manpower aponta que cerca de 38% dos empregados do país têm idade superior a 45 anos.
No Brasil, por sua vez, a taxa de empregados com a faixa etária não ultrapassa os 24%, segundo dados de um levantamento realizado pela PwC (PriceWaterhouseCoopers).

De acordo com Luciana Tegon, sócia diretora da consultoria Tegon, muitas empresas não estão preparadas para lidar com profissionais mais velhos, que exigem estratégias de adaptação diferenciadas.
— Se até os 45 anos o profissional não alcançou um cargo de liderança, o que é algo muito comum, ele terá chances de trabalho inicialmente no mesmo nível onde já atuava, mas a possibilidade de uma promoção dependerá de sua performance.
Para a consultora, outro aspecto que assusta as empresas está ligado a eventuais problemas de saúde que profissionais mais velhos podem vir a apresentar.
— O fato de eventualmente precisar se ausentar para exames médicos não significa que o empregado será menos produtivo. As empresas precisam observar o desempenho de cada indivíduo antes de emitir um julgamento.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário