Em assembleia na subsede do sindicato dos trabalhadores na construção civil (Sintracomos), no último dia 10, eles concordaram com o reajuste de 2,69% nos salários e benefícios.
O acordo mantém as cláusulas econômicas e sociais anteriores, entre elas o plano de saúde, seguro de vida e folgas nos dias 24 e 31 de dezembro e terça-feira de carnaval.
Estão também garantidas as horas extras de 100% nos domingos e feriados. E de 70% de segunda-feira a sábado, percentual aplicado nas citadas datas de folga caso tenham que trabalhar.
O acordo abrange as empreiteiras Ormec, Enesa, Alfa, Britos e Semag. Segundo o presidente do sindicato, ‘Macaé’ Marcos Braz de Oliveira, “foi uma campanha salarial muito difícil”.
Ele explica que as empresas não queriam reajustar salários nem benefícios. O diretor Ramilson Manoel Elói ressalta que “foi preciso muita insistência do sindicato para chegar a esse resultado”.
A maioria dos salários varia entre R$ 1,7 e R$ 1,8 mil. O percentual foi aplicado imediatamente na cesta-básica. Nos salários, porém, o índice será aplicado a partir de janeiro de 2021.
O retroativo de agosto a dezembro será pago em janeiro, em forma de abono. “Foi o acordo possível, nesta época difícil de pandemia, desemprego e até de redução salarial”, finaliza Macaé.
Fonte: Força Sindical
0 comentários:
Postar um comentário