Fonte: A Tribuna
Um vazamento de gás na região do Polo Petroquímico de Cubatão assustou trabalhadores das indústrias na manhã desta sexta-feira (23), fazendo com que as empresas fossem evacuadas às pressas. Muitas pessoas passaram mal com o forte cheiro que tomou conta da área. Pelo menos 82 foram atendidas em unidades de saúde.
De acordo com a Prefeitura de Cubatão, todas as 70 pessoas levadas ao Pronto Socorro Central já foram liberadas. Os outros 12 pacientes passaram pelo Hospital Ana Costa.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Químicos de Cubatão e região, Herbert Passos Filho, o problema foi causado por dióxido de enxofre, e não por gás sulfídrico, como havia informado a Prefeitura no início da manhã.
O gás, ainda de acordo com o sindicalista, teria vazado de uma unidade de ácido sulfídrico da empresa Anglo American, no processo de queima de enxofre.
O odor do gás chegou às companhias Brasken e Petrocoque e à Refinaria Presidente Bernardes, cujos funcionários deixaram os postos de trabalho durante a manhã. A Vale Fertilizantes também foi evacuada, mas por prevenção, informou o Sindicato.
Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) estavam no Polo Petroquímico para apurar a origem e as causas do vazamento. Segundo a Prefeitura, até as 13h30, técnicos haviam visitado três empresas, mas sem sucesso na identificação do problema.
Regiões do Costa e Silva, Centro e 31 de Março foram as mais afetadas pelo odor. .
Um funcionário da Refinaria Presidente Bernardes, que entrou em contato com A Tribuna On-line pela rede social Facebook, contou que viu quando vários trabalhadores deixaram a empresa.
De acordo com Felipe Ribeiro, morador de Cubatão, muitas pessoas sentiram ardência nos olhos. Familiares que moram no bairro Vila Nova sentiram o forte cheiro e tiveram crise de tosse. ''Meu tio teve uma crise ao chegar à gráfica para trabalhar. Minha tia sente cheiro de ovo podre''.
Em nota, a Cetesb informou que a agência foi acionada nesta sexta-feira, às 8 horas, por reclamações da comunidade devido ao forte odor. Técnicos da Cetesb realizam vistoria para identificar a fonte poluidora'.
Petrobras
A Petrobras informou que a névoa com forte odor identificada hoje, nas proximidades da Refinaria Presidente Bernardes, não tem origem na unidade. ''Por medida preventiva, foi realizada a evacuação parcial dos trabalhadores da refinaria. Alguns apresentaram mal estar, foram atendidos pela área médica da RPBC e passam bem. A RPBC opera normalmente, de acordo com os princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam as ações da companhia.
0 comentários:
Postar um comentário