Fonte: Luciana Rodrigues/Jornal de Uberaba
A Prefeitura de Uberaba e a Valor Logística Integrada (VLI), que é um braço logístico da Vale Fertilizantes, realizaram uma coletiva, ontem pela manhã, para anunciar a construção do terminal intermodal para transbordo e armazenagem de grãos e açúcar no município, da ordem de R$ 230 milhões. A perspectiva é de gerar 600 empregos durante as obras e 300 após o início da operação do terminal, que ficará localizado no km 116 da BR-050.
Além do prefeito Paulo Piau e de representantes da empresa, a reunião também contou com a presença dos secretários: José Renato Gomes (Desenvolvimento Econômico), Roberto Indaiá (Serviços Urbanos), José Elias Miziara (Infraestrutura); Cláudio Junqueira (Planejamento), Ricardo Lima (Meio Ambiente), subsecretário Marco Túlio Prata, Denis Silva (Comunicação Social) e o chefe de Gabinete, Fernando Hueb.
Na ocasião, o gerente de Operações de Terminais MG/ES, Leopoldo José Gimenes, ressaltou que o terminal deve entrar em operação no primeiro semestre de 2016, após a conclusão da primeira etapa das obras. Será possível armazenar até 120 mil toneladas de grãos e 60 mil toneladas de açúcar na unidade. As cargas originárias do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais chegarão ao local por meio de transporte rodoviário. De lá, os produtos seguirão de ferrovia pelo corredor Centro-Sudeste, que engloba a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), também controlada pela VLI, até o destino final, que é o Porto de Santos. Os galpões de armazenagem e as edificações do terminal compreenderão uma área construída de, aproximadamente, 23 mil m². “É importante destacar que a VLI escolheu Uberaba para investir porque, estrategicamente, possui uma logística que vai ao encontro do projeto de desenvolvimento econômico da empresa”, afirmou.
Em relação ao impacto econômico com a vinda da VLI, já que ele garante que o terminal de Uberaba será o maior da América Latina, Paulo Piau explicou que vamos coletar toda a produção de açúcar e grãos do sul de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, inclusive noroeste do Estado de Minas. “Nós teremos um entreposto, sendo que a mercadoria chegará com um valor e sairá de lá com outro valor para exportação. O que deixará um saldo residual chamado Valor Adicional Fiscal (VAF), que fará com que o Estado repasse mais ICMS para o nosso município”, revelou Piau. “Aqui será um dos maiores pontos de logística do Brasil. Um empreendimento puxa o outro, e temos certeza de que a VLI movimentará toda a cadeia produtiva na cidade”, acrescentou.
Estrutura - De acordo com dados da empresa, o TI Uberaba segue modelo dos terminais multimodais implantados pela VLI em outras regiões do Brasil. As unidades funcionam como polos concentrados de carga, aumentando a agilidade do escoamento de produtos pela ferrovia até o porto. O projeto contempla a construção de uma pera ferroviária ligada à FCA, que se trata de uma moderna e arrojada solução logística em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem necessidade de desmembrar o trem.
Com equipamentos de alta tecnologia e automatização do controle da estrutura, o TI Uberaba ainda terá duas tulhas ferroviárias para dois vagões, permitindo o carregamento de dois trens simultaneamente. Além disso, contará com prédio para classificação de grãos, cinco balanças ferroviárias dinâmicas, 14 balanças de bateladas para carregamento automático de grãos e 14 de carregamento de açúcar.
0 comentários:
Postar um comentário