A reunião que tivemos com a Vale, na tarde de ontem, mostrou avanços significativos dentro das cláusulas da pauta de reivindicações colocadas em todas as oportunidades negociais.
O STIQUIFAR trabalhou insistentemente em pontos relevantes que vão repercutir positivamente para aproximadamente 300 trabalhadores, quando se consegue enquadramento salarial, sem perder o foco dos pontos que envolvem reajustes e avanços para todos os trabalhadores.
Outro ponto importante é a implantação da insalubridade para os trabalhadores contemplados no processo 1853/98 que não chegou ao seu final pois a empresa entrou com ação rescisória que se encontra em Brasília para julgamento final.
A nível de esclarecimento temos neste processo 3 pedidos de implantação em folha nos últimos 2 anos, onde a Vale sempre se posicionou contrária e a JUSTIÇA sempre acatou a solicitação da empresa.
Abaixo cláusulas negociadas:
- Reajuste salarial de 7,51%
- Reajuste do piso salarial de 8,48%, R$ 1117,00
- Abono ou compensação de 8 horas para realizações de exames médicos periódicos.
- Interinidade, a empresa não poderá promover a substituição fracionada, e caso ocorra por motivo de força maior, os substitutos deverão receber desde o primeiro dia de substituição.
- Enquadramento salarial com apresentação da relação dos empregados ( 224 trabalhadores).
- Implantação de insalubridade do processo 1853/98 neste mês de dezembro para 39 trabalhadores
- Alteração da cláusula- Licença Especial, propomos estender o período da folga para 60 dias.
- Ticket alimentação no valor de R$ 300,00 (reajuste 27,60%)
- Benefícios concedidos por liberalidade acrescidos de 7,51%
- Manutenção das demais cláusulas do ACT anterior.
Foram colocados pontos de preocupação e observação por parte da direção do STIQUIFAR, tais como vigilância patrimonial, gestão dos interesses e participação dos Treinamentos e Cursos realizados, qualidade nos serviços prestados no refeitório, incluindo visita surpresa que será realizada em comum acordo, com a presença do STIQUIFAR.
Companheiros, o reajuste salarial é o que fechamos com a maioria das empresas do DI-III e o valor do ticket que alcançamos tem índice de correção bem superior ao negociados com outras empresas da base. O STIQUIFAR se empenhou na busca da melhor proposta e convoca todos os trabalhadores para assembleia que será realizada no dia 10/12 as 9:30 e 19:30.
0 comentários:
Postar um comentário