Na última quarta-feira, 10 de dezembro, foi comemorado o dia internacional dos Direitos Humanos. O tema foi longamente debatido nos meios de comunicação, pois foi a data escolhida para a divulgação do relatório da Comissão da Verdade. O texto, que estará disponível na internet, descreve os crimes de Estado brasileiro realizados durante a Ditadura.
Em Uberaba, a regional do Sindicato dos Professores (Sinpro) realizou um encontro no dia para debater o tema, o diretor Washington Costa, compareceu na reunião. Uma das tônicas do debate foi a necessidade de mostrar à população que Direitos Humanos é muito mais do que a visão reducionista de benefício de presidiários, como é divulgado de forma deturpada pela mídia tradicional.
Em Uberaba existe Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese (igreja católica), da Câmara de vereadores e da Ordem dos Advogados do Brasil. Junto a eles participaram um grupo de sindicalistas, professores e militantes sociais interessados no tema.
Aprofundar a divulgação do relatório da Comissão da verdade, criação de um coletivo com participação ativa dos sindicatos, produzir materiais para as escolas, encontro oficial para comemorar o dia, articulação das forças sociais e democratizar a mídia foram ações tiradas no encontro.
Em fevereiro já estão programados encontros da Comissão Arquidiocesana dos Direitos Humanos e do coletivo sindical. No entanto, o mais importante: abriu-se uma articulação coletiva para 2015.
0 comentários:
Postar um comentário