Vale Fertilizantes: STIQUIFAR solicita mudanças na Parada Anual, periculosidade e no plano odontológico



Estivemos ontem reunidos com a Vale Fertilizantes representada naquela oportunidade pelos senhores Luccas Calabrez da área de Relações Trabalhistas e com o Sr. Marcelo na área de Recursos Humanos (Remuneração) ocasião esta quando tivemos a oportunidade de levantar algumas demandas que merecem ser analisadas com todo o cuidado por parte da empresa por serem de grande importância. São elas:
1) - Parada anual
           Estamos bastante preocupados com o que vem acontecendo desde que se iniciaram os trabalhos de manutenção geral do CIU no que se refere à segurança dos trabalhadores, sejam eles empregados diretos ou indiretos da Vale Fertilizantes.
           Em apenas dez (10) dias de execução dos trabalhos já ocorreram quatro (04) acidentes com empregados de empresa contratada para prestação de serviços de manutenção, se configurando como um quadro alarmante pelos números apresentados.
           Dois desses casos nos trouxe preocupação pelo nível de gravidade, sendo um de queimadura ácida ocular sofrida por um trabalhador e outro de desmaio de um outro trabalhador ocorrido durante a montagem de andaime em uma torre de ácido da Unidade 120 que mede aproximadamente 30 metros de altura.
           Nesse segundo caso, a preocupação nossa é ainda maior, pois, o pessoal da Brigada de Emergência da Vale não soube como agir para resgatar o trabalhador uma vez que não possuem treinamento para tal, e pior, os brigadistas estão há mais de dois anos sem nenhum tipo de treinamento e isso é muito grave!
           Detectamos também que, após o termino do expediente administrativo, não fica nenhum técnico em Segurança do Trabalho da Vale para acompanhar os trabalhos nas áreas, no nosso entendimento outra falha grave!
2) - Periculosidade / Insalubridade
           Sugerimos que a empresa se disponha a discutir antecipadamente as condições das Unidades 260 e 280 que ainda não se encontram em operação no que diz respeito às exposições dos trabalhadores que ali executarão suas funções como forma de evitar, mais uma vez, a discussão do assunto por intermédio da Justiça do Trabalho. O STIQUIFAR, mais uma vez, se coloca à disposição de discutir séria e eficazmente essa questão.
3) - Plano Odontológico
           Cobramos da empresa a realização de uma pesquisa de satisfação sobre o Plano Odontológico, uma vez que houve um compromisso do setor de benefícios de realizar tal pesquisa e até o momento nada foi encaminhado nesse sentido.
           Tal pesquisa poderá demonstrar a existência de eventuais problemas como benefício e com isto possibilitar o encaminhamento de possíveis soluções.
           Diante dos fatos, aguardamos um posicionamento por parte da empresa.

Share this post!

Bookmark and Share

2 comentários:

Luciano Márcio Stiquifar disse...

.

Unknown disse...

O Stiquifar se finge de preocupado mas não consegue explicar a morosidade dos processos que já foram abertos e não andam. É uma excelente poupança para o sindicato receber 22% do montante de cada processo depois de anos arrastando na justiça. Precisamos de agilidade e o sindicato quer uma bola de neve bem gorda. Absurdo! Quem precisa de sindicato?!

Postar um comentário