Fonte: Renata Gomide/Jornal da Manhã
A VLI S/A, braço logístico da Vale, investirá R$250 milhões em Uberaba na implantação de um terminal ferroviário e, para tanto, precisa de autorização do Legislativo para que obtenha concessão de área do município para viabilizar o empreendimento. Nesse sentido, o Executivo encaminhou à Câmara o Projeto de Lei 359/13, que tramita em caráter de urgência e será votado nesta quarta-feira, conforme a pauta do dia.
O PL foi levado ao Legislativo pessoalmente pelo prefeito Paulo Piau (PMDB), que solicitou sua inclusão na pauta esta semana, última antes do recesso dos vereadores.
À empresa será concedida uma área de 120 mil hectares, localizada na BR-050, sentido Uberaba/Uberlândia, para instalação e consequente operacionalização de um terminal ferroviário para armazenagem e transbordo de cargas e atividades correlatas, que integrará o município e região à malha ferroviária operada pela controladora da VLI S/A, a Ferrovia Centro-Atlântica, do corredor centro-sudeste ao terminal portuário de Tiplam, em Santos (SP).
Objetivo é permitir o escoamento da produção agrícola e industrial da região. O empreendimento deverá gerar 150 empregos diretos e 2.600 indiretos. A área a ser concedida através do projeto já foi desapropriada, conforme Decreto Municipal 1.563, publicado no diário oficial, jornal Porta-Voz, edição de 10 de dezembro. O local abrigará também o terminal rodoviário de alta produtividade, atendendo a matriz de carga prevista de 6,3 milhões de toneladas/ano de grãos e 2,4 milhões de toneladas/ano de açúcar, com previsão de demanda para exportação via Tiplam.
A empresa deverá utilizar-se preferencialmente de fornecedores e prestadores de serviços, inclusive de construção civil, sediados em Uberaba, assim como de mão de obra local.
0 comentários:
Postar um comentário