Vale vai investir R$ 250 milhões em terminal de cargas na cidade


Fonte: Renata Gomide/Jornal da Manhã

A VLI S/A, braço logístico da Vale, investirá R$250 milhões em Uberaba na implantação de um terminal ferroviário e, para tanto, precisa de autorização do Legislativo para que obtenha concessão de área do município para viabilizar o empreendimento. Nesse sentido, o Executivo encaminhou à Câmara o Projeto de Lei 359/13, que tramita em caráter de urgência e será votado nesta quarta-feira, conforme a pauta do dia.
O PL foi levado ao Legislativo pessoalmente pelo prefeito Paulo Piau (PMDB), que solicitou sua inclusão na pauta esta semana, última antes do recesso dos vereadores.
À empresa será concedida uma área de 120 mil hectares, localizada na BR-050, sentido Uberaba/Uberlândia, para instalação e consequente operacionalização de um terminal ferroviário para armazenagem e transbordo de cargas e atividades correlatas, que integrará o município e região à malha ferroviária operada pela controladora da VLI S/A, a Ferrovia Centro-Atlântica, do corredor centro-sudeste ao terminal portuário de Tiplam, em Santos (SP).
Objetivo é permitir o escoamento da produção agrícola e industrial da região. O empreendimento deverá gerar 150 empregos diretos e 2.600 indiretos. A área a ser concedida através do projeto já foi desapropriada, conforme Decreto Municipal 1.563, publicado no diário oficial, jornal Porta-Voz, edição de 10 de dezembro. O local abrigará também o terminal rodoviário de alta produtividade, atendendo a matriz de carga prevista de 6,3 milhões de toneladas/ano de grãos e 2,4 milhões de toneladas/ano de açúcar, com previsão de demanda para exportação via Tiplam.
A empresa deverá utilizar-se preferencialmente de fornecedores e prestadores de serviços, inclusive de construção civil, sediados em Uberaba, assim como de mão de obra local.
Pauta. Outras sete proposições de lei serão votadas hoje pela Câmara, entre as quais, o PL 332/13, que autoriza o Executivo a qualificar e/ou contratar Organizações Sociais (OSs) para atuarem na Saúde, inicialmente no Hospital Regional em construção (leia mais nesta página). Já o Projeto de Lei Complementar (PLC) 14/13, que trata das alterações no Plano Diretor de Uberaba, que tem recomendação do Ministério Público para não ser votado, ficou de fora da pauta desta quarta.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário