As reclamações contra
planos de saúde mais do que dobraram no Brasil desde que a ANS (Agência
Nacional de Saúde) criou o IGR (Índice Geral de Reclamação), em 2018. O IGR é
um indicador que mede a satisfação do usuário com o plano de saúde.
Leva em conta o número
de clientes de cada plano e a quantidade de reclamações contra a empresa. Quanto
maior o IGR, maior a insatisfação dos usuários com a operadora. Esse número era
de 15,5 em 2018, quando o índice foi criado. Em cinco anos, o IGR não parou de
crescer. O índice atingiu 37 em 2022. Nos quatro primeiros meses de 2023, o
indicador subiu para 44,8.
A lista dos planos com
mais reclamações no Brasil pode ser conferida na íntegra no portal UOL https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2023/05/22/planos-de-saude-ranking-ans-reclamacoes-aumentam.htm
. E caso o trabalhador queira fazer uma denúncia sobre o seu plano é só acessar:
https://www.gov.br/ans/pt-br/canais_atendimento/canais-de-atendimento-ao-consumidor
.
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