Reforma Previdenciária: o trabalhador perde e o político nunca perde
Postado por
Stiquifar
segunda-feira, 17 de abril de 2017
Enquanto trabalhadores terão que trabalhar no mínimo até os 65 anos, o mesmo não valerá para políticos e servidores públicos. Esse fato foi anunciado pelo relator ‘político’, deputado Arthur Pereira Maia do PPS a pedido do Presidente Temer, que óbvio, não quer perde suas regalias. Nos últimos dias, o relator também lançou a ideia de permitir que os políticos tenham um plano de previdência complementar, assim como os servidores.
Mas afinal, você já entendeu o que estão querendo fazer? Preparamos um resumo do que pode acontecer com o seu dinheiro após anos de contribuição.
Idade mínima
Hoje
65 para homens e 60 para mulheres para trabalhadores do setor privado, empregados domésticos e autônomos. Trabalhadores rurais e servidores públicos: 60 para homens e 55 para mulheres.
Como fica
Agora é fixada em 65 anos para todos, mas sobe gradativamente quando aumentar a expectativa de vida. A previsão do governo é que chegue a 67 anos até 2060.
Tempo de contribuição
Hoje
Quem se aposenta por idade precisa contribuir pelo menos por 15 anos. Para os que se aposentam por tempo de contribuição, são 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres).
Como fica
Aposentadoria por idade precisa de no mínimo 25 anos de contribuição. Deixa de existir a aposentadoria exclusivamente por tempo de contribuição.
Aposentadoria integral
Hoje
Quem se aposenta por idade (65 anos para os homens ou 60 para mulheres, no caso de trabalhadores urbanos do setor privado) consegue o benefício integral caso tenha 30 anos de contribuição. Para quem se aposenta por tempo de contribuição, é necessário estar de acordo com a fórmula 85/95 (a soma da idade e do tempo de trabalho resultando em 85 para mulheres e 95 para homens).
Como fica
Pelas novas contas, para ter o benefício integral o trabalhador precisará ter no mínimo 65 de idade e 49 anos de contribuição.
Regra de transição
Hoje
Não existe.
Como fica
Homens com 50 anos ou mais e mulheres com 45 anos ou mais entram na transição. Terão de trabalhar 50% a mais do que falta hoje para sua aposentadoria. Se faltam dois anos para chegar no prazo, por exemplo, terão de trabalhar três anos.
E nessa parte do texto ‘a Regra de Transição’ onde o próprio relator não sabe como aplicá-la aos políticos e funcionários públicos que tem regaliascomo : 35 anos de contribuição e 60 de idade.
Sem contar que caso você que é nosso leitor falte para a sua família, sua esposa não terá direito a anos da sua contribuição.
0 comentários:
Postar um comentário