Mais um acidente ocorreu na Mosaic. Apesar das inúmeras denúncias feitas pelo Stiquifar sobre o descaso com os trabalhadores, e pedidos de providências, a Gerência da Indústria nada faz. No final de julho aconteceu um acidente na Usina de Fusão de Enxofre, quando uma engenheira de Processo estava medindo a vazão horária do transportador na correia de alimentação de enxofre, quando houve um contato dela com o transportador. “Depois de encaminhada ao hospital, foi constatada fratura no braço esquerdo”, informa a presidente do Stiquifar Graça Carriconde.
Ela denuncia que a Mosaic emitiu duas CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), uma com afastamento e a outra sem. “Com isto, tentam esconder as irresponsabilidades da empresa com a segurança dos trabalhadores. Quando cobramos, a resposta sempre é que há o comunicado para todos os gerentes”, observa a líder sindical.
Para Graça, as empresas tentam esconder os acidentes de trabalho, prejudicando muito a vida do trabalhador, e lamenta o fato de o terem como um objeto e não como um ser humano. Ela acredita que maquiam as ocorrências negativas para a empresa e acidentes graves, de acordo com os interesses deles. “Num futuro próximo, este trabalhador é descartado. Quero levar minha mensagem dizendo que tomem cuidado, pois a vida vale muito mais que um emprego. Num possível acidente, o trabalhador é descartado na primeira oportunidade”, alerta.
0 comentários:
Postar um comentário