Uby menospreza área de produção


Proposta de negociação foi desaprovada pelos trabalhadores

Quanto da negociação com o Stiquifar para a renovação do instrumento coletivo, a  Uby apresentou que todos os seus empregados teriam recebido reajuste salarial através do seu plano de cargos e salários. Para a surpresa do Stiquifar, os trabalhadores, principalmente os da produção, alegam que tal reajuste não aconteceu para os mesmos.

Outro ponto que leva a entender a falta de responsabilidade da Uby com os empregados, foi a apresentação de uma proposta com reajuste salarial de 6%, considerado muito baixo já que o INPC é de 11,08%.

O Stiquifar lamenta esse posicionamento já que acredita que essa relação deve ser de confiança, sensata, equilibrada, respeitosa e pautada na verdade. Diante a reprovação dessa proposta, Stiquifar e Uby se reunirão novamente na próxima segunda-feira 06-12-2021 na sede do sindicato, com o objetivo de encontrar uma saída para o impasse ora instalado através do diálogo construtivo valorizando a mesa de negociação. Importante ressaltar que a proposta foi rejeitada por 96votantes em um total de 141 participantes.

Segue abaixo, proposta rejeitada:

- Reajuste de 6% sobre os salários

- Vale Alimentação de R$ 550,00

- Licença paternidade 20 dias

- Ajuda de custo Transporte de 150,00

- Plano de Cargos e Salários

- Manutenção das demais cláusulas do ACT anterior

Pedimos a todos os trabalhadores que fiquem atentos às informações do Stiquifar através das redes sociais Facebook, Instagram e APP Stiquifar. Os companheiros também podem falar com a nossa diretoria no sindicato que fica na rua Marquês do Paraná, 156, Estados Unidos.

Read More!

Sindicato faz campanha “Natal de amor Stiquifar”


O Stiquifar – Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região realiza a campanha “Natal de amor Stiquifar”. O objetivo é recolher alimentos não perecíveis para ajudar famílias e instituições que estão passando por dificuldades financeiras, principalmente nesse momento onde o Brasil passa por um ‘pós-pandemia’ que desestruturou ainda mais o país. As doações podem ser feitas por qualquer cidadão uberabenses.

De acordo com a presidente do Stiquifar Graça Carriconde, todos as instituições, inclusive privadas deveriam promover ações com esse cunho. “No momento em que vivemos, todos deveriam se mobilizar. O cidadão comum que tem vizinhos, pode arrecadar alimentos e entregar uma cesta para uma família em situação de vulnerabilidade. Empresas que tem empregados, instituições de todos os segmentos deveriam estar envolvidas nesse processo. Todos nós temos que ter essa responsabilidade com o outro”.

As pessoas que querem doar qualquer gênero alimentício não perecível podem se dirigir ao Stiquifar que fica na rua Marquês do Paraná, 156, Estados Unidos, ou no Clube Stiquifar que fica na rua Outono, 150, Vila Arquelau. Importante ressaltar que trabalhadores da base e cidadãos comuns podem doar.

Read More!

Stiquifar recebe visita da Chapa Advocacia Uberabense


A Chapa Advocacia Uberabense visitou o sindicato no dia 24/11/2021 apresentando as propostas para representação dos advogados. Estiveram presentes Dra. Ivanilda, Dra. Patrícia e Dra. Sueli, representando a chapa e foram recebidos pela presidente do STIQUIFAR, Maria das Graças Batista Carriconde, e pelo assessor jurídico Daniel de Oliveira Guimarães, juntamente com a estagiária Maria Eduarda Campos Carvalho. Na oportunidade, representantes da Chapa apresentaram as propostas e discutiram o cenário local, nacional e internacional, com considerações da Presidente do sindicato quanto aos movimentos sociais e momento de instabilidade política e social vivenciado pelo Brasil.

Para Graça Carriconde, um importante momento. “Na conjuntura atual do país, nós, entidade sindical, precisamos fazer alianças com todas entidades afins. Estar em contato com a minha classe, aqui no sindicato, remete que temos credibilidade. Independente da chapa eleita, as portas do Stiquifar sempre estarão abertas”.

Mas porque o Stiquifar precisa manter um bom relacionamento com a OAB? A OAB é uma instituição pública que “tem como bandeira a defesa do estado democrático de direito, a defesa da Carta Magna da República, a luta pela correta aplicação da legislação, como também a luta pelos direitos humanos. Nesse caso não só a Ordem dos Advogados do Brasil está nessa defesa, o mundo também batalha pelos direitos humanos”, colocação de Augusto Cézar, graduado em Direito pelo Centro Universitário Maurício de Nassau.

A eleição da OAB Uberaba acontecerá amanhã na sede da instituição, que fica na Av. Maranhão, 1460 - Santa Maria das 8h às 17h. 

Read More!

Acordo Coletivo da Ouro Fino é aprovado com a participação de mais de 80% dos trabalhadores


O Acordo Coletivo da empresa Ouro Fino foi aprovado na tarde de ontem com a participação de mais de 80% dos trabalhadores. Dos 209, aptos a votar, 168 desses, entre sindicalizados e não sindicalizados, interagiram com o sistema digital desenvolvido pelo Stiquifar durante a pandemia.

Desse 168, 122 votaram sim, 45 não à proposta e uma abstenção onde a Ouro Fino, no início das negociações queria pagar o reajuste salarial de 8%, sem consultar o reajuste do INPC. Com a intervenção do Stiquifar, esse reajuste passou a acompanhar o Índice Nacional de Preço ao Consumidor, que é de 11.08%. Outros pontos positivos nessa negociação, foi o aumento de dez dias para a licença paternidade e o reajuste do vale alimentação em 14,58%. Também serão mantidas as demais cláusulas do Acordo Coletivo anterior.

O Stiquifar ressalta que esses reajustes diante a crise econômica representam muito pouco na vida do trabalhador. Porém, diante a falta de interação do brasileiro trabalhador nos processos políticos onde deputados e senadores aprovam e desaprovam leis e há pouquíssima manifestação da população para impedir esse desmontes, já que as leis trabalhistas estão sendo jogadas no lixo e a falta de interação dos próprios trabalhadores, o sindicato considera mais uma vitória.

Por isso, mais uma vez convidados os trabalhadores da base a conhecerem o trabalho que o Stiquifar desenvolve. Saiba mais pelas redes sociais Facebook, Instagram, APP Stiquifar que pode ser baixado do Google Play, nosso site www.stiquifar.com.br ou nosso Blogger Stiquifar News. Se preferir, visite o Stiquifar que fica à rua Marquês do Paraná 156, Estados Unidos. Nossos diretores estão à disposição para tirar suas dúvidas. 

Read More!

ACONTECE AGORA NA MOSAIC

 

Mosaic em total desrespeito à relação capital X trabalho

A Mosaic, em total desrespeito à relação capital X trabalho, cancelou nossa reunião de negociação coletiva. Já sabemos que se não estivermos juntos, não vamos conseguir avançar e há possibilidade de perda nas conquistas como 2/3 de férias, hora extra com percentual acima da lei, adicional noturno de 40%, GTT, plano de saúde, odontológico, auxílio creche, dentre outros. Até porque, desde de que a Mosaic adquiriu a maior fábrica de fertilizantes da América Latina tem adotado uma política de desmonte, precarização de salários e condições de trabalho.

O Stiquifar tem resistido até o momento, mas entendemos que para termos uma negociação minimamente respeitosa e equilibrada, precisamos de todos os trabalhadores, pois o sindicato, somos todos nós.

A negociação com a Mosaic P & K já está se arrastando desde o início de novembro. A empresa se recusa a agir com decência. Diante a essa falta de respeito com o trabalhador, entendemos que a empresa e seus gestores (RT) estão dificultando as negociações. Importante ressaltar que quem perde é o trabalhador.

Diante a situação, hoje às 19h, a presidente do Stiquifar Graça Carriconde, juntamente com diretores estarão reunidos na porta da fábrica da empresa, com o objetivo de esclarecer sobre o fato, já que estes esperam uma resposta, e também para convocar os trabalhadores a entrarem nessa luta.

Read More!

Minirreforma trabalhista – trabalho informal ou escravização?


O trabalhador mal consegue acompanhar as mudanças que acontecem no Brasil. Chegam em casa cansados porque trabalham em ambientes impróprios, são oprimidos pelos gestores, obrigados a se alimentar mal pela grande maioria das empresas. Além disso, que sempre foi uma realidade do povo brasileiro, desde de 2019, os trabalhadores também começaram a perder direitos e benefícios. O governo sempre tem um motivo.

Dessa vez, a minirreforma trabalhista tem como objetivo, assim dizem, colocar no mercado de trabalho, milhões de brasileiros que estão sem renda, trabalhando na informalidade, sem direitos, sem recolhimento de Fundo de Garantia, sem 13º, dentre outros.

Querem trazer para o Brasil um sistema moderno de prestação de serviço usado em países desenvolvidos. Mas se observarmos com atenção, essa história nada mais é que a repetição de um grande momento para o país que gera grandes problemas até hoje; a libertação dos escravos.

Esse governo quer marginalizar, escravizar. A minirreforma trabalhista é mais uma “tacada”, “golpe”, para deixar o povo brasileiro mais pobre e mais enfraquecido. Isso está acontecendo a passos largos e o povo não se mexe. O trabalhador aceita, porque ainda não percebeu o tamanho da desgraça, crime cometido contra o povo brasileiro.

O negociado ainda sobrepõe ao legislado. Porém, para uma boa negociação, precisamos de todos os trabalhadores da base juntos, porque juntos somos mais fortes. Entre em contato com o Stiquifar. Saiba o que verdadeiramente está acontecendo. Acompanhem as nossas redes sociais, Instagram e Facebook ou baixe o nosso aplicativo pelo Google Play.

Read More!

Mosaic P & K ainda não apresentou proposta


Na semana passada, comunicamos aos trabalhadores da Mosaic P & K que aconteceria hoje, reunião entre Stiquifar e Relações Trabalhistas para discutir a proposta de reajuste salarial, bem como demais item da pauta de reivindicações. E lamentavelmente não houve apresentação de proposta e que uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira dia, 25 de novembro.

Assim que estivermos com a proposta em mãos, comunicaremos pelos nossos veículos de comunicação Instagram, Facebook, Watts App. Os nossos diretores também estão à disposição para atendê-los.  Cabe lembrar que o Stiquifar atua em defesa do trabalhador e precisamos da participação de todos para que possamos lutar com mais força.

Read More!

OPORTUNIDADE


 

Read More!

Stiquifar fecha mais uma parceria que beneficia o sindicalizado

O Stiquifar fechou mais uma parceria que beneficiará o sindicalizado que terá 75% de desconto na matrícula, 25% de desconto nas parcelas dos cursos do Centro de Ensino Grau Técnico que oferece profissionalização em Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Enfermagem, Administração e Radiologia. 

Para que os trabalhadores tenham acesso ao desconto, é necessário se dirigir os Stiquifar que fica na Rua Marquês do Paraná, 156, pegar uma declaração e se dirigir ao Grau Técnico munido de documentação, RG, CPF e comprovante de endereço à Rua Senador Pena 521, Centro. Para maiores informações sobre a Grau Técnico, entre em contato pelo tel 3333-9900. 

Importante ressaltar que menores de 16 anos podem fazer os cursos com algumas observações que devem ser comunicadas no ato da inscrição.










Read More!

SEJA SINDICALIZADO


 

Read More!

HOJE É SEXTA-FEIRA


 

Read More!

VANTAGENS DA SINDICALIZAÇÃO


 

Read More!

FMC ganha bônus por produtividade


         “Informamos aos trabalhadores da FMC que no nosso processo de Assembleia que acorreu na última sexta-feira, foi aprovado. Não tivemos recusa em nenhum ponto e nem abstenção. O acordo será renovado, com bônus de produtividade que é uma conquista do Stiquifar, porque precisávamos oferecer um diferencial para os empregados da empresa.

         Sabemos da dificuldade devido a pandemia, mas também sabemos do resultado da empresa e da sensibilidade da mesma no sentido de estarmos atendendo aos anseios desses companheiros. O momento não é fácil para quem vende a sua força de trabalho. Tentamos, de alguma forma trazer algo a mais, além do INPC de 11.08%, quando nosso pedido era de mais 5% de aumento real.

       O Stiquifar reafirma o convite para que todos os trabalhadores participem da votação e atendam as convocações das assembleias. “

Graça Carriconde

Presidente do Stiquifar

Read More!

RH da Mosaic trabalha contra trabalhadores


A Mosaic Fertilizantes está agindo de forma contrataria as solicitações do Stiquifar. Isso porque, foi solicitado a colocação de cartazes nos relógios de ponto e quadros de aviso convocando uma Assembleia de votação da proposta que foi negociada com a bancada patronal sobre a Negociação Coletiva do ano que começa a vigorar a partir do dia 1º de novembro.

Esse ato nos leva a acreditar que houve uma falha, onde o RH local da Unidade II deixou de providenciar a colocação de cartazes, demonstrando total falta de interesse em cumprir o que é negociado e firmado em Acordo Coletivo. Vale ressaltar o despreparo desse departamento, onde o Stiquifar acredita que é intencional.

Alertamos que quando a empresa deixa de cumprir a sua parte, além de impedir uma votação que estará sendo reaberta nesta terça-feira aos companheiros da Mosaic Distribuidora, fere também o Acordo Coletivo e o princípio do bom relacionamento que tentamos manter até o presente momento.

Esperamos que os gestores dessa empresa tomem as providências necessárias para que não haja instabilidade entre as partes, situação que gera perca aos trabalhadores. 


 

Read More!

CLUBE ABERTO NA SEGUNDA


 

Read More!

ATENÇÃO


 

Read More!

Patriotismo


 

Read More!

O Clube Stiquifar oferece mais uma oportunidade de esporte e lazer


 

Read More!

AGRONELLI CRESCE E TRABALHADOR CAI

     


A Agronelli apresentou proposta a nossa Pauta de Reivindicações aquém das necessidades reais dos seus empregados. Isso porque, em um momento de economia instável que promove alto índice de inflação corroendo os salários, com custo de aproximadamente 30% nos gêneros alimentícios, além de energia, combustíveis e outros itens de sobrevivência que são tão importantes quanto os mencionados acima, pois fazem parte da sobrevivência da dignidade humana.

    Para resolver essa situação, o Stiquifar encaminhou uma contraproposta e esperamos uma resposta. Também estamos aguardando o percentual do INPC que será divulgado no próximo dia 10, para calcularmos o reajuste salarial.  Outro ponto é o aumento do vale alimentação onde a empresa apresenta 5% e o pedido do sindicato é de 29,40% de reajuste calculado pelo Dieese.

     Após o recebimento da pauta, a Agronelli, acobertada pela reforma trabalhista informou que a partir de março, irá fixar o turno para não atender às expectativas dos empregados, inclusive com a retirada do GTT – Gratificação por Trabalho de Turno, ou seja, a empresa cresce cada vez mais, mas não está disposta, ao que parece, em valorizar e criar melhores condições de trabalho principalmente para quem está no chão de fábrica.

    Para você saber mais sobre a pauta de reivindicação encaminhada pela Agronelli e a contraproposta do Stiquifar, acesse o link: https://bityli.com/contra-proposta-agronelli 

Read More!

NOVEMBRO AZUL


Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, a principal arma contra a doença já que no início não aparecem sintomas, pois, quando esses aparecem, é porque o volume da doença já está em estágio mais avançado. Por isso é essencial fazer o rastreamento, para encontrar o tumor pequeno, confinado à glândula é altamente curável.

Os exames de rastreamento para o diagnóstico precoce são o toque retal, feito pelo urologista, e o exame de sangue do marcador PSA, que se complementam. Os especialistas esclarecem que esses exames não fazem o diagnóstico, mas levantam uma suspeita que será definida através da biópsia.

Esse ano estimam-se 65.840 novos casos no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).  Dessa vez, a campanha também aborda a saúde dos homens de uma forma geral, jogando luz a outros problemas que podem acometer os homens. Pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o tema do movimento é "Saúde Também É Papo de Homem".

Read More!

A VERDADE SOBRE A TABELA DE TURNO DA YARA

       


 Em setembro de 2018, o Stiquifar realizou uma assembleia para renovação do Acordo Coletivo de Turno que foi reprovada pelos trabalhadores da Yara. Essa empresa desrespeitou a negociação coletiva priorizando o embate através de abaixo assinado junto aos empregados de turno, desprezando a relação Capital x Trabalho, implantando tabela de turno de revezamento sem o devido Acordo Coletivo assinado, não restando ao sindicato promover ação judicial solicitando pagamento acima das 06 horas diárias de trabalho conforme Constituição Federal e Consolidação das Leis de Trabalho, pois os trabalhadores deixaram de receber o adicional de turno, e, por outro lado, a empresa não negociando os turnos, deveria pagar horas extras após a 6ª hora de trabalho.

      Informamos que o Stiquifar, instituição sindical com mais de 40 anos de trabalho, sempre esteve disposta a negociar e buscar a solução consensual. Por isso, enviou um e-mail no dia 04/11/2021 para a YARA, visando adequar os turnos praticados conforme determina a legislação via negociação coletiva.

        Felizmente, temos a certeza de que o nosso trabalho está sendo desenvolvido e que é reconhecido pelos trabalhadores que estiveram presentes nesta assembleia realizada em 2018. Após esse procedimento totalmente legal, a empresa usando de opressão tentou e continua tentando mudar a visão dos trabalhadores sobre o Stiquifar.  

       Por fim questionamos: se o turno de trabalho, implantado pela empresa estava correto, por qual razão a empresa informou aos trabalhadores a implantação do turno fixo, (previsto na reforma trabalhista de 2017)?

       Estamos aguardando uma resposta de YARA e convidamos os trabalhadores a visitarem o Stiquifar que fica na rua Marquês do Paraná, 156, para esclarecer dúvidas. Os trabalhadores podem inclusive conhecer um pouco do nosso trabalho através dos canais de comunicação online: APP Stiquifar, Facebook e Instagram .

Read More!

Está na hora de se qualificar

 Se você é sindicalizado, você tem desconto. Se não, sindicalize-se. 


Read More!