Stiquifar vai acionar criminalmente a Mosaic por morte de trabalhador


A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar) recebeu com indignação e pesar a trágica perda de um trabalhador da empresa Mosaic. No dia 24 de maio de 2024, o trabalhador Bruno Minelis da Silva Naves caiu dentro de um tanque de ácido diluído após o rompimento de uma grade de piso no setor em que estava trabalhando, e faleceu dia 26 de maio de 2024. “Esta fatalidade já era prevista pelo sindicato, já que, no dia 11 de abril, nós reafirmamos nossas denúncias, já antigas. Cobramos manutenção preventiva e investimentos”, pontua a presidente do Stiquifar Graça Carriconde. Segundo ela, este documento chegou às mãos, inclusive, nos Estados Unidos. “Não fomos omissos. Estamos denunciando taxativamente há tempos. Mas nenhuma atitude foi tomada por parte da Mosaic. Os gestores locais foram omissos e coniventes com os mandos e desmandos da empresa. Eles não têm compromisso com a vida”, lamenta a líder sindical. E avisa: “Agora vamos entrar com processo criminal.”

Read More!

ATENÇÃO: ASSEMBLEIA NA CCM

 



A Diretoria do Stiquifar convoca os trabalhadores e trabalhadoras da CCM Indústria e Comércio de Produtos Descartáveis S/A, para participar da Assembleia de Votação Presencial na Empresa, na sexta-feira (24 de maio). Diretoria do sindicato estará a partir das 6h na indústria, a fim de colocar a votação, que será secreta, a disposição dos funcionários e funcionárias. Na oportunidade, irão votar o turno que está deixando a CCM e quem está entrando no turno. Às 14h, a diretoria volta para colocar votação a disposição do turno da tarde, e administrativo. A pauta abordada será Negociação Coletiva 2024/2025.

Read More!

Hoje, dia 24 de abril, é o dia do Jovem Aprendiz. A data foi escolhida em função de ser originalmente o dia internacional do jovem trabalhador



 


Conseguir o primeiro emprego é um dos maiores desafios dos jovens no mercado de trabalho na atualidade. O Stiquifar, a partir do IEPT sabe da importância de qualificação já que
pesquisas indicam que pessoas jovens são as que mais sofrem com impactos do mercado de trabalho. Conseguir um emprego sem uma experiência profissional ou qualificação em uma área específica é uma das maiores dificuldades para esta população.

Read More!

PODCAST STIQUIFAR

 


Read More!

Licença-maternidade não reflete realidade das trabalhadoras


 

Em janeiro, 84.101 mulheres receberam alguma parcela do salário-maternidade. Especialistas afirmam que número é baixo e defendem a licença como política de Estado para além do contexto do mercado de trabalho.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Dieese, o dado indica que o benefício de assistência à maternidade não atinge o conjunto de trabalhadoras brasileiras que dele precisam.

Ou seja, o direito à assistência maternidade, momento de muita vulnerabilidade para a mulher, é um direito estabelecido apenas para no mercado de trabalho formal, com registro na carteira de trabalho ou em contratos que preveem o recolhimento.

Read More!

Prepara Cursos: Presencial, Semipresencial e Online

 


A parceira Stiquifar Prepara Cursos elabora uma gama de qualificação para melhorar o seu desempenho profissional. São diversas opções de cursos presenciais, semipresenciais e online. Adquira-os para turbinar seu currículo e conseguir aquela vaga de emprego tão desejada!

 Lembrando que o sindicalizado tem desconto de 30% nas mensalidades. Para mais informações ligar no telefone (34) 3073–7111.

 

Read More!

Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em Fake News

 




Quase 90% da população brasileira admite ter acreditado em fake news. É o que revela uma pesquisa do Instituto Locomotiva. Portanto, oito em cada dez brasileiros já deram credibilidade a fake news. Mesmo assim, 62% confiam na própria capacidade de diferenciar informações falsas e verdadeiras em um conteúdo.

Importante destacar que é necessário checar as fontes oficiais, principalmente sites das instituições, ou até redes sociais oficiais quando se trata de pessoas, tão fácil de acessar como as notícias falsas. 

Read More!