Falta de competitividade na indústria química preocupa


 A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, durante evento da IndustriAll Global Union que discutiu sobre o assunto



Não é de hoje que a Indústria Química corre o risco de sofrer com as demissões. Isto, porque sempre a concorrência internacional desleal acaba prejudicando a indústria brasileira de um modo geral, e a química não está fora do contexto. Hoje, com as taxações impostas pelo Governo Trump, joga mais lenha nesta fogueira. 

Energia, matéria-prima e logística muito caros afeta diretamente a competitividade, e tendo a perda da capacidade produtiva e a queda de vendas, produção e exportações é preocupante, pois o Brasil não tem mecanismos de proteção ou incentivos à produção local de químicos. 

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e outras entidades trabalham para acelerar a aprovação do Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq), que visa reindustrializar o setor. O Presiq vai substituir o Reiq (Regime Especial da Indústria Química), que termina em 2027 com a reforma tributária. 

Com o déficit da balança comercial o setor atingiu um valor significativo, impactado pelas importações. No início de 2025, a produção e a demanda interna de produtos químicos recuaram, mesmo com um mercado interno considerado robusto.
Read More!

Proposta do Presiq é colocado em caráter de urgência na Câmara

 

Líder sindical comemora que, às vésperas da COP30, o Brasil tem a chance de se tornar mais sustentável e competitivo



Com a proposta do Presiq (Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química), instituído pelo Projeto de Lei 892 de 2025, o país tem a oportunidade histórica de mostrar ao mundo que é possível crescer, produzir empregos e proteger o planeta ao mesmo tempo. Isto às vésperas da COP30, que acontece em solo brasileiro.

 

O projeto foi colocado em caráter de urgência na Câmara, e oferece um modelo inteligente de incentivo fiscal com contrapartida ambiental e produtiva, abrindo caminho para que o Brasil lidere a transição energética global, reposicione sua indústria química e crie um ambiente mais competitivo, limpo e inovador.

 

“A indústria química é global. Está presente na agricultura, saúde, construção civil, transportes. Ou seja, em praticamente todas as cadeias produtivas nacionais. Não podemos perder fôlego econômico, e este programa é fundamental para nosso crescimento sustentável”, pontua a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde.



Read More!

Psicólogo do Stiquifar participa da Semana da Saúde Mental na Yara Fertilizantes

 


Nesta quarta-feira (10) o psicólogo do Stiquifar, Rafael Cabral, esteve na Yara participando da Semana da Saúde Mental. Na oportunidade o diálogo esteve aberto para a importância da construção de ambientes de trabalho saudáveis e de possíveis pontos negativos que a má gestão desses ambientes possa impactar emocionalmente nos trabalhadores e gerar futuras demandas emocionais, agravando ainda mais o ambiente e a vida pessoal de todos os envolvidos. 

Para o psicólogo, quanto mais os ambientes de trabalho forem humanizados, mais vai possibilitar a estes espaços o acolhimento. “Quando os trabalhadores são ouvidos, a possibilidade de se aproximar mais de uma gestão eficiente e ativa de pessoas é efetiva”, pontua.

Ele ainda destaca sobre a campanha de prevenção ao suicídio que ocorre nesse mês de setembro e da importância de procurar ajuda profissional, caso haja prejuízo emocional. “Temos que cuidar das pessoas que estão diariamente em convívio direto conosco”, diz Rafael. 

Ele acredita que acolher é um ato de amor, e é preciso, se necessário, direcionar pessoas em sofrimento psíquico a buscar ajuda. “Observar os sinais, estar junto das pessoas em sofrimento e ouvi-las faz toda a diferença em momentos de grande tristeza e angústia”, explica.

O psicólogo informa que o Stiquifar oferece atendimento psicoterápico para os sindicalizados da base e seus dependentes. “Cuide-se, você é sua maior prioridade, a vida sempre tem um sentido.” 

Para marcar seu atendimento é preciso agendamento pelo telefone (34) 3331-9400.


Read More!