Stiquifar convoca trabalhadores para as assembleias gerais ordinárias destinadas a elaboração de pautas de reivindicações para negociação de ACT’S e CCT’S-2025



O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar) convoca os trabalhadores de toda a sua base territorial, associados e não associados, nas cidades de: Araguari, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Iturama, Monte Alegre de Minas , Nova Ponte, Patrocínio,  Pirajuba,  Prata, Sacramento, Santa Juliana, Tupaciguara, Uberaba e  Uberlândia, para participarem das assembleias gerais ordinárias para discussão, elaboração e aprovação de pautas de reivindicações destinadas a celebração dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT’s) e Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s), além de e Acordos Coletivos de Trabalho com as entidades sindicais patronais e empresas representantes das respectivas atividades econômicas para a data-base de 1º de março e maio de 2025.


Na oportunidade, a categoria deve autorizar a Diretoria do Sindicato Profissional para instaurar dissídio coletivo, caso sejam frustradas as negociações com as indústrias, no caso de negociações de ACT’s e CCT’s ou com entidades sindicais patronais. “Também é preciso autorizar a Diretoria do Sindicato a requerer Pedido de Mediação ou Conciliação Pré-Processual no âmbito do TRT da 3ª Região”, explica a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde.


Ela afirma ainda que será discutida a deflagração ou não de Greve em caso de impasse nas negociações. Também alerta que é preciso autorização para a Diretoria do Sindicato negociar, celebrar e assinar CCT’s com sindicatos patronais e/ou ACT’s com variadas indústrias. Também uma autorização prévia e expressa tanto dos participantes das Assembleias como também dos não participantes das Assembleias para definição de desconto da Contribuição Sindical Profissional para o exercício 2025, dentre outras.


Além disto, várias outras deliberações entrarão em pauta, e também sobre a proposta da Usina Uberaba S/A para mudança da data base de março para maio de cada ano. “Os trabalhadores devem votar para recusar ou aprovar a solicitação da indústria de fabricação do álcool”, pontua a líder sindical.


Datas - Fiquem atentos às datas das Assembleias, que acontecem de forma on-line, das 10h às 17h

Dia 31 de janeiro de 2025 a Assembleia será com os trabalhadores da CCM Indústria e Comércio de Produtos Descartáveis S/A; dia 03 de fevereiro, Belle Arti Indústria e Comércio Ltda. e demais empresas do mesmo grupo econômico; Inata Produtos Biológicos Ltda; Rental Y Indústria e Comércio Ltda – Me; 04 de fevereiro, Usina Uberaba S/A e Bioenergética Aroeira S/A; 05 de fevereiro, Campo Verde Embalagens; D&D Embalagens; Novak Ind.e Com.; Plasticeres Industrial Ltda.; Poliemg Polietileno de Minas Gerais Ltda.; Polyvin Plásticos e Derivados Ltda.; Rama Ind. De Artefatos de Borracha; Ultraplast Ind. E Com.; Emplastic Ind. E Com. De Plásticos; Vegas Plastic Ltda; Rivullis Plastro Irrigigação Ltda; Repet Industria de Embalagens e Frascos; e demais empresas dos seguimentos dos plásticos, cosméticos, farmacêuticos, velas, tintas, álcool etc.


Read More!

Stiquifar renova parceria com Uniube com grandes novidades

 Líder sindical comemora novidades, como desconto cumulativo em bolsas de estudos e Hospital Veterinário



O Stiquifar está oferecendo aos seus sindicalizados mais uma renovação de parceria. Desta vez com a Universidade de Uberaba (Uniube), mas com novidades nesta nova fase. Todos os trabalhadores sindicalizados e seus dependentes terão direito a uma bolsa de estudos com valor cumulativo de 10% de desconto. “Se o trabalhador já tem 50% de desconto, ele passa a ter 60%”, exemplifica a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde. E explica que, caso não tenha nenhum desconto, com o convênio ele garante 15% de desconto. “Estes descontos são válidos por todo o curso, sendo renovado a cada rematrícula”, explica. A sindicalista frisa que trabalhadores sindicalizados em qualquer cidade que tenha vínculo com o Stiquifar têm direito a estes benefícios.


A grande novidade para os trabalhadores, são os descontos no Hospital Veterinário (HVU) para todo tipo de procedimento. Serão 15% para serviços ambulatoriais, como consultas, urgências, emergências e exames, e 20% para serviços hospitalares, diárias e cirurgias.


Já no Hospital Mário Palmério, o sindicalizado e seus dependentes terão descontos em exames, internação e outros procedimentos. “Não é um plano de saúde. É um desconto direto, e o Cartão Vital não terá custo nenhum para o trabalhador”, ressalta a líder sindical.

 




Read More!

Stiquifar recebe denúncia de descaso por parte da Mosaic

 


Trabalhadores do Setor de Fertilizantes estão indignados com o sistema montado pela Mosaic, que não atende a instalação de ar condicionado no local. Segundo informam, assim que são colocados, sendo novos ou não, em no máximo 30 dias param de funcionar. Eles narram que é preciso de um projeto que atenda esta demanda, pois é um local prioritário, pois a Central de Comando de Motores (CCM), onde tem todas as gavetas de média e alta tensão fica ao lado. “Isto aquece a sala de operação acima da capacidade do ar condicionado”, pontuam. Denúncia ainda relata que tudo foi informado aos gestores de coordenação, gerência e infraestrutura, mas nenhuma atitude até hoje não foi tomada.


Outra reclamação por parte dos trabalhadores é em relação à Sala de Expedição da Unidade 250, que há quatro anos funciona em um contêiner improvisado, sendo que já está corroído, com pedaços do piso quebrados e com risco de queda das pessoas. “Há mais de um ano foi aberta nota para substituição, porém nenhuma providência foi tomada. Operadores que trabalham no setor correm risco devido às péssimas condições”, lamentam.


Read More!

Stiquifar convoca trabalhadores da Mosaic para Assembleia Geral Ordinária

 Objetivo é a elaboração da pauta de reivindicações para renovação do acordo de turno



A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar) convoca todos os trabalhadores da Indústria Mosaic Fertilizantes P&K, dos turnos A e C, B e D, manutenção e expedição do segmento de fertilizantes para participarem da Assembleia Geral Ordinária, que acontece no dia 21, para os turnos A e C, às 9h, em primeira convocação com quórum mínimo de 50% dos trabalhadores e às 9h30, em segunda convocação, com qualquer número de presentes. Dia 22, para os turnos B e D, às 9h e 18h, em primeira convocação com quórum mínimo de 50% dos trabalhadores, e as 09h30 e 18h30 em segunda convocação com qualquer número de presentes das áreas da Expedição e Manutenção. As assembleias acontecem no salão do Stiquifar, localizado na rua Marquês do Paraná, 156, bairro Estados Unidos.

A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, diz que depois da discussão, elaboração e aprovação da pauta de reivindicação destinada a celebração do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) de Jornada de Trabalho, e Tabela de Turno, Expedição e Manutenção com a data-base de 1º de março de 2025, a categoria deve autorizar a diretoria sindical para instaurar dissídio coletivo, caso sejam frustradas as negociações com a indústria, no caso de negociações de ACT’s. 

Ela ainda informa que será votada a deflagração ou não de greve em caso de impasse nas negociações. “Ainda precisamos de autorização para negociar, celebrar e assinar o acordo, e também de uma autorização prévia e expressa dos participantes das assembleias, como também extensão dessa autorização aos não participantes, para definição da jornada de trabalho, transporte, adicional noturno e demais adicionais. Vamos nos unir. Precisamos de uma categoria participativa. Aguardamos todos na luta pelos direitos”, frisa.


Read More!

NENHUM DE NÓS É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS

 



No dia 07 de janeiro, a entidade sindical, por meio de sua direção, decidiu realizar uma assembleia, mesmo diante da discordância de alguns trabalhadores quanto à sua realização.


Infelizmente, constatou-se que houve pressões psicológicas sobre os trabalhadores, com relatos de ameaças e intimidações. Tal cenário culminou em um abaixo-assinado promovido pela empresa, por meio de supervisores, coordenadores e outros representantes, o que revelou uma divisão na categoria. Importante ressaltar que essa divisão foi obtida mediante práticas de assédio moral, absolutamente inaceitáveis.

 

Diante desse contexto, 146 trabalhadores mantiveram-se firmes em sua postura, e a entidade sindical, em cumprimento ao seu papel de proteger os interesses e a integridade de seus representados, não poderia colocá-los em risco frente a uma gestão empresarial irresponsável.


Para quem desconhece, cabe esclarecer, que os sindicatos existem para representar os interesses dos trabalhadores, equilibrando o poder historicamente desigual entre empregadores e empregados na relação contratual dos trabalhadores agravada pela reforma trabalhista de novembro de 2017. A união dos trabalhadores em negociações coletivas é essencial, pois fortalece sua posição e aumenta significativamente as chances de alcançar condições de trabalho mais justas e dignas.


A unidade não é apenas estratégica, mas uma necessidade para garantir equilíbrio nas relações de trabalho, fortalecendo os trabalhadores, promovendo justiça e melhores condições de vida. Infelizmente, essas condições não vêm sendo observadas na Mosaic há algum tempo, o que reforça a urgência de nossa atuação coletiva e não, isolada.


O Stiquifar reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e sua luta por condições dignas e justas de trabalho para todos.



                          "A força do trabalhador está na união, e não na ação isolada."


Read More!

Implantado o assédio moral dentro da Mosaic

 

Empresa pressiona categoria para tolher seus direitos



Abusos continuam acontecendo por parte dos gestores da Mosaic Fertilizantes na unidade de Uberaba. A empresa demonstrou resistência em aceitar o resultado da assembleia realizada no dia 19 de dezembro de 2024. Na ocasião, por uma diferença de 11 votos, a proposta de retirada do retroativo à data-base de 1º de novembro e de 0,52% de ganho real foi rejeitada.

 

Em resposta, o setor de Recursos Humanos, com apoio da Gerência Industrial, passou a realizar visitas aos setores da empresa, promovendo um ambiente de intimidação por meio de ameaças aos empregados. Entre as ameaças, mencionaram a retirada de cláusulas previamente garantidas no Acordo Coletivo vigente até 31 de outubro deste ano, como o benefício de vale-alimentação e o adicional de 1/3 das férias. A retirada dessas garantias foi posteriormente consumada. “Eles coagem, pressionam e manipulam os trabalhadores, que acuados, acabam votando favorável às propostas anti trabalhistas desta gestão”, afirma a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde.

 

O argumento utilizado pela Mosaic, em e-mail encaminhado à Diretoria do Sindicato, foi de que os trabalhadores da Indústria já possuem benefícios suficientes e, portanto, não necessitariam de mais concessões. “Esta postura só comprova a prática recorrente da empresa, de desrespeitar a data-base, ao se recusar a realizar o pagamento retroativo dos reajustes salariais, em evidente afronta à classe trabalhadora”, pontua.

 

Para a líder sindical, a coação e atitudes anti trabalhistas ficam comprovadas com um abaixo-assinado realizado pela gestão local, no qual supervisores, coordenadores e gerentes pressionaram, sob ameaças e em reuniões a portas fechadas, os empregados que se recusassem a assiná-lo. Aqueles que não concordassem foram informados de que poderiam sofrer sanções. Esse documento visava deslegitimar uma assembleia legal e soberana, apenas por discordarem de seu resultado.

 

Diante desse cenário, os trabalhadores da Mosaic enfrentam dificuldades em desempenhar suas funções, devido à sensação de desvalorização e falta de reconhecimento. Esse cenário é lamentável e exige uma reflexão urgente sobre as práticas de gestão e relações trabalhistas na organização.

 

Indignada, Graça lembra que desde que a Mosaic adquiriu o negócio, o sindicato tem mantido a duras penas todas as cláusulas sociais e econômicas, que são financeiras. Ela diz que é preciso fazer uma reflexão quanto ao processo de negociação, tendo em vista que já há algum tempo a empresa não garante a data base da categoria, que é primeiro de novembro de cada ano. “A Mosaic não concede 0,5% de aumento real que conquistamos na maioria das empresas do DI-III, ficando evidente a postura da empresa, precarizando a relação Capital X Trabalho, afrontando seus trabalhadores. “Esperamos que os trabalhadores estejam junto com o sindicato. Afinal, a direção do Stiquifar não faz nada sem eles. Sem luta, sem mobilização nenhum direito pode ser conquistado. O Sindicato está aqui e tem o compromisso e responsabilidade de não dividir a categoria. E o trabalhador tem que atentar para o fato de que, através deste embate ficou comprovado que a Mosaic aposta na opressão dos seus trabalhadores. Com o abaixo-assinado está constatado o assédio moral, e por isso vamos nas instâncias judiciais na defesa dos trabalhadores”, pontua de forma contundente a presidente do Stiquifar.

Read More!

Stiquifar convoca trabalhadores da Mosaic para Assembleia

 Líder sindical destaca que objetivo é o de votar a proposta apresentada pela empresa. “Somente com a participação de todos temos conquistas reais”



O Stiquifar convoca todos os trabalhadores das Unidades 3 e 4 da Mosaic Fertilizantes em Uberaba para participarem da Assembleia que acontecerá online no dia 07 de janeiro de 2025, das 9h30 às 17h, para votação da proposta apresentada pela empresa.


A proposta à entidade sindical teve alguns diferenciais, como a formação de um Grupo de Trabalho entre Sindicato e Empresa para discutir questões de processos judiciais, inclusive da ação do “Sabão”, que não tem sentença. Também buscar a renovação da tabela de turno para fevereiro, com convocação dos trabalhadores ainda no mês de janeiro para colher sugestões. “Caso seja aprovada a proposta, créditos do ticket alimentação serão realizados no dia 16 de janeiro, e o retroativo através de uma folha complementar”, explica a presidente do Stiquifar, Graça Carriconde.

 

Ela destaca a importância da sindicalização, pois somente com a adesão cada vez maior de trabalhadores na luta, os direitos são garantidos. “A categoria tem de ser respeitada, e as decisões tomadas de forma democrática e legítima. Somente a participação de todos pode garantir conquistas”, avalia a líder sindical.


Read More!